Mercado de cursos online cresce no Brasil

Mercado de cursos online cresce no Brasil

O mercado de cursos online cresce no Brasil em ritmo acelerado. Para se ter uma noção, o número de matrículas nesses cursos aumentou 425% no último ano, ocasionado em grande parte pelo contexto global que passamos. E a tendência é que essa situação continue em alta, com muitas pessoas investindo para se tornarem infoprodutores e faturarem em cima desse cenário.

Para isso, no entanto, é preciso saber como montar um bom curso online e entender quais são as demandas do público. É fato que existe um público diferenciado para cada tipo de curso. Imagine, por exemplo, um profissional auditor que tenha desenvolvido um sistema adequado para identificar fraudes em documentos específicos. Certamente existe público interessado em aprender sobre isso. Como também há público que deseja aprender a investir na Bolsa, interpretar filmes e muito mais.

Portanto, se você quer entender como o mercado de cursos online cresce no Brasil e de que forma aproveitar isso, siga a leitura do artigo abaixo!

Mercado de cursos online cresce no Brasil: 5 fatores que explicam essa tendência

1. Pandemia

A pandemia do novo coronavírus é, sem dúvidas, o fator número 1 que explica o crescimento vertiginoso de matrículas em cursos online no Brasil e no mundo. Podemos citar duas razões bem específicas para esse crescimento.

A primeira é o fato das pessoas ficarem isoladas em casa, sem ter muito o que fazer. Há um limite de telas Netflix para que as pessoas possam assistir, o que acaba levando elas a procurarem por algo diferente. Essa é uma opção muito interessante. Por isso, milhões de pessoas se matricularam em cursos para que pudessem passar o tempo durante a quarentena.

Já a segunda razão é o fato de que a pandemia afetou consideravelmente a economia. Alguns empregos e empresas podem não voltar mais. Restaurantes self-service, por exemplo, poderão deixar de existir por causa do risco de saúde que eles representam.

Isso quer dizer que a pandemia é um catalisador de mudanças de carreira muito significativas. Não à toa, já que o desemprego bate recordes tanto de pessoas desempregadas quanto de autônomos e informais. Portanto, há muita gente aprendendo novas profissões de forma online.

E isso nos leva a…

2. Novas profissões

Antigamente, havia um certo leque de profissões na nossa economia: advogado, médico, engenheiro, professor, bombeiro, policial, etc. Claro que existiam muito mais do que isso, mas a transição para novos cargos e a criação de novos postos era muito lenta. Por exemplo, demorou muito para que os datilógrafos deixassem de existir com o advento do computador.

Atualmente as mudanças são muito rápidas e o sistema de Ensino Superior não consegue se adaptar a isso. Um Cientista de Dados, por exemplo, é uma das profissões mais importantes para empresas atualmente, mas não há curso superior para essa atividade profissional.

Essas novas profissões ainda não estão contempladas no sistema tradicional, fazendo com que os cursos online sejam a única maneira que as pessoas têm para aprenderem e se qualificarem para os novos cargos.

3. Novos interesses

Além das novas profissões na economia, existem também novos interesses por parte dos brasileiros. Para suprir esses novos hobbies é preciso aprender, e os cursos online são a forma mais rápida para que isso aconteça.

Por exemplo, há poucos anos o Brasil tinha mais pessoas presas do que investidores na Bolsa. Hoje, já são mais de 3,5 milhões de pessoas cadastradas para investir na B3 – um recorde de crescimento.

Todas essas pessoas, no entanto, precisam aprender como fazer investimentos, ler gráficos e muito mais. Por causa disso, há uma enorme demanda por esse conteúdo e, assim, conseguem aprender a administrar esses novos hobbies.

4. Facilidade de acesso ao conteúdo

Um ponto vital para a popularização dos conteúdos é que fazer um curso online é muito mais fácil do que presencial. Suponha que você seja uma pessoa que mora no interior do Acre e tem o objetivo de se tornar um profissional de marketing.

Não há muita oferta de cursos para aprender sobre o assunto na região. A Universidade Federal do Acre, por exemplo, não tem formação em Marketing. Para alguém da região, a Internet é a única solução para o aprendizado de certos assuntos.

Assim, qualquer pessoa pode aprender esses conteúdos sem a necessidade de ter que viajar para cidades maiores. Apenas de casa, com a Internet, é possível conseguir as qualificações desejadas.

5. Infraestrutura de serviços e produtos mais qualificada

Para finalizar, um fator muito importante para aumentar a oferta e busca por cursos online é que existe uma infraestrutura muito mais qualificada para suportar esse tipo de atividade.

Além da conexão com a Internet ter melhorado muito em todo o Brasil, existem fatores como a popularização de serviços para quem cria cursos (não é difícil achar um contador para infoprodutor, agência de marketing especializada, etc.). Isso facilita a criação desse tipo de material.

Pronto! Agora você já entendeu porque o mercado de cursos online cresce no Brasil a passos largos. Basta colocar esse conhecimento em prática e montar o seu próprio curso. Lembre-se de que a sua experiência profissional pode ensinar muito para quem quer aprender (e sempre tem aquele que deseja aprender, iniciar na sua área ou ter a experiência que você tem). Portanto, capitalize em cima disso!

Gostou do conteúdo? Comente abaixo dizendo que tipo de curso você gostaria de lançar!