A produção de aço deve crescer muito mais no próximo semestre. Especialistas estimam que esse crescimento pode chegar até 2,2%.
Lembrando que a procura pelo produto pode aumentar até 1,5%. E em relação à exportação, foi previsto um aumento de 1,5%.
Vamos abordar os principais pontos para você entender o motivo real desse crescimento.
Você entenderá esse conhecimento assustador da produção e da venda do aço, e também, você verá a importância do Rio Grande do Sul para a economia do Brasil. Muitas pessoas desconhecem essa importância do Sul para o país, mas saiba que o Sul é importantíssimo para o Brasil. Vamos te apresentar alguns números para você ter um pouco de noção de sua importância.
Perspectiva para as siderúrgicas nacionais
Especialistas relataram que esse aumento nas vendas dos aços no país é devido ao aumento das construções civis. Por isso está havendo o aquecimento na área.
Por conta desse cenário atual, há uma enorme expectativa para as vendas de aço para todo o país.
Temos que deixar claro também outros motivos de fazer com que essa indústria cresça, é devido também o aumento das criações de carroceria, chapas de aço, máquinas agrícolas, até mesmo implementos rodoviários.
E quem explica isso mais detalhadamente é o presidente da Inda, Carlos Loureiro.
E por conta do aumento da competitividade nacional, ele prevê também uma diminuição na exportação.
Alguns economistas pensam que a exportação pode aumentar a qualquer momento, com a inflação diminuindo, isso faz com que a China reduza a oferta de aço, dando mais espaços para todo mundo, sobretudo ao Brasil.
Por isso as expectativas estão altas para esse ano, que é bem provável que seja melhor que o ano passado.
Produção de aço no Brasil
Em março de 2022, a produção de aço no Brasil teve um aumento de aproximadamente em 10,1% , produzindo 2,9 Mt de aço bruto.
Por conta da economia estar retornando para os trilhos novamente, as construções começaram a crescer novamente, o consumo de modo geral do aço começou a crescer novamente, e assim, o aumento da produção para conseguir suportar a demanda.
Por isso todo mundo está com as expectativas altas. Devagar tudo está se encaixando novamente.
Um ponto que temos que salientar aqui para entender esse crescimento de aço no Brasil, é que foi devido algumas mudanças no ano de 2021. Isso foi resultado das propostas governamentais que ajudaram o país a ter uma forte atividade de construção.
Uma das regiões que ajudaram esse crescimento de produção e venda de aço no Brasil foi o Sul do país.
Para você ter uma noção como é forte a parte sul do país, vamos falar de alguns números para você ter um pouco mais de noção.
A economia do Rio Grande do Sul, em 2021, teve um crescimento de 12,2%, e isso de janeiro a setembro. Esse crescimento, para você ter uma ideia da dimensão desses números, foi maior que o Brasil nesse intervalo.
Há diversos setores responsáveis pela reciclagem do aço e do ferro no Brasil.
Volume de vendas do aço
Quando vamos falar de números, conseguimos ver a real proporção das vendas de aço no país.
Em comparação com o ano passado, a venda de aço no país chegou a 18,9%.
Mais da metade desse número foi destinado ao mercado doméstico.
Carvão metalúrgico alcança pico mais de 2 meses
Os participantes do mercado se sentiram otimistas, esperançosos, sobre a demanda que o produto está tendo.
Há um estudo sobre o estreitamento que o carvão está tendo no mercado, que relato que com isso fazem com que gerem interesse no material.
Se formos falar do contrato de carvão, que teve um contrato mais bem negociado, terminou o dia com alta de até 5,7%.
Uma coisa que ainda não está clara para os especialistas, se a proibição da exportação da Indonésia teria um grande pacto no fornecimento que eles prestam para a China. Ainda precisa de um certo tempo para ver se realmente isso afetará negativamente.
Mas o que os especialistas podem dizer, é que os participantes desse mercado de uma maneirada na expectativa pela demanda por matérias-primas para então a produção de aço.
Uma empresa conhecida que faz esse tipo de serviço é a Inesfa (Instituto Nacional das Empresas de Sucata Ferro e Aço). É uma entidade estruturada e super organizada que representa atualmente no Brasil o setor de reciclagem de materiais metálicos, que consegue ter mais números de insumos inseridos na cadeia.
Com a resolução, as cooperativas de reciclagem terão novamente que pagar impostos na venda às indústrias, sem nenhuma garantia sequer de repasse nos preços.
O artigo mostrou alguns pontos essenciais para entender essa alta no aço no Brasil. Mostrando os setores, a expectativa, e também a importância do Rio Grande do Sul para essa área.