Saiba mais sobre este token que pode trazer mais oportunidades a longo prazo.
Desde o surgimento do Ethereum, o mercado de criptomoedas foi inundado de várias inovações. Uma delas é a exchange descentralizada (DEX), na qual a PancakeSwap é uma de suas maiores representantes. As DEX são plataformas que permitem aos clientes negociar criptomoedas livremente.
Só que ao contrário das exchanges centralizadas, conhecidas como CEX, as DEX operam de forma descentralizada. Ou seja, não dependem de uma empresa, CEO ou de qualquer servidor que possa ser derrubado. Isso permite que os clientes consigam negociar com mais privacidade e segurança.
E dentro das DEX, a PancakeSwap aparece como uma das principais DEX que operam na rede Binance Smart Chain (BSC), uma blockchain concorrente do Ethereum. Isso faz da PancakeSwap uma grande alternativa para esta rede. Portanto, este texto vai focar na PancakeSwap e contar a sua origem, benefícios e como utilizar a plataforma.
O que é a PancakeSwap?
Conforme dito no início do texto, a PancakeSwap é uma DEX que opera dentro da BSC. Esta rede foi criada pela exchange Binance com o objetivo de fomentar projetos descentralizados e inovadores que possam concorrer com o Ethereum.
E ao contrário desta, a BSC oferece uma série de benefícios. Primeiro, as taxas de uso da rede são menores na BSC, o que faz os usuários poderem negociar criptomoedas pagando menos. E segundo, os protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) da BSC oferecem rendimentos muito melhores que os do Ethereum.
A PancakeSwap está justamente nesse grupo. Ela oferece negociações com alta liquidez, mais baratas e de alta velocidade, com operações praticamente em tempo real. Sua plataforma opera através de um token próprio, o CAKE, emitido pela PancakeSwap e utilizado pelos usuários para pagar as taxas de transação. Atualmente, o CAKE vale cerca de R$ 7, de acordo com dados do CoinGecko.
Rendimentos na PancakeSwap
Além disso, a PancakeSwap também funciona como um formador automático de mercado, ou AMM na sigla em inglês. Ou seja, a exchange opera por meio de um fornecimento de liquidez para que seus usuários possam negociar.
Isso ocorre porque, ao contrário das CEX, as DEX não armazenam criptomoedas em sua plataforma: o usuário pode negociar sem perder a custódia de seus ativos. Como não armazenam tokens, as DEX não possuem liquidez nativa para negociar e precisam que seus usuários deixem tokens na plataforma, provendo essa liquidez.
Esse processo ocorre nos pools de liquidez, plataformas nas quais os usuários deixam seus tokens e provêm liquidez para o mercado. Só que eles não fariam isso de graça – e é aí que entram os rendimentos do token CAKE.
A PancakeSwap oferece rendimentos para que os usuários deixem vários tokens nos pools para oferecer liquidez. Por exemplo, USDC, ETH, DAI e outros tokens. Para isso, os usuários recebem o equivalente no valor dos tokens em CAKE, que é o token nativo da DEX, e podem deixá-los presos nos pools. O site da PancakeSwap mostra os vários pools que estão disponíveis.
Em troca de fornecer a liquidez, os usuários podem receber juros em seus tokens CAKE – as taxas podem superar 14% e muitas podem chegar aos três dígitos, de acordo com o risco da pool.
A remuneração dos usuários é paga através das taxas de transação pagas nas operações da PancakeSwap. Essas taxas são de 0,25% do valor de cada transação, o que faz da DEX a mais barata do mercado
O token CAKE
O token CAKE possui uma oferta de 208 milhões de CAKE em circulação no mercado, dos quais 75% vão para os “farmers”, que são uma versão de mineradores. A rede minera 40 CAKE por bloco, o que representa um total de 501 mil CAKE entrando no mercado por dia.
Devido ao peso da PancakeSwap no mercado, o CAKE é um token que está presente em outras plataformas. A BInance, por exemplo, permite que seus clientes possam comprar o token, bem como a Bithumb e a KuCoin. No entanto, a forma mais fácil de obter o token é deixar a liquidez na DEX e ganhá-lo.
Além disso, esta última forma é a única que garante ao usuário receber os rendimentos de liquidez oferecidos pelos pools da PancakeSwap. Sua grande vantagem é que o CAKE paga rendimentos maiores do que plataformas como a Uniswap ou SushiSwap, que são algumas das suas principais rivais.
Outra vantagem é que a PancakeSwap cobra taxas menores do que a Uniswap e a SushiSwap, que são as suas principais concorrentes. Portanto, o baixo custo de uso aliado com a alta taxa de juros dos pools faz da PancakeSwap uma das melhores opções do mercado de DEX.