Parece surreal, mas é a verdade: Teremos cada vez menos humanos atendendo nas empresas e devemos ao longo do tempo transformar este atendimento eletrônico em algo mais humano.
Interessante artigo da Endeavor aponta que uma pesquisa da Gartner prevê até 2020 85% menos de humanos no atendimento e os impactos que isto poderá gerar nos negócios. Leia o artigo na íntegra aqui.
E você pode se questionar: E o jurídico, o que tem a ver com isto?
Muito.
Antigamente o jurídico era responsável apenas pelos processos contra a empresa. Depois de um tempo, começou também a ingressar com processos em nome da empresa, buscando direitos.
Com o tempo se alinhou mais a direção e se tornou estratégico, conhecendo mais seus processos internos e ofertando a direção mais do que números, mas dados para tomadas de decisões importantes/essenciais do negócio (o que se o seu jurídico ainda não faz, está atrás da revolução do mercado).
E mais próximo dos dias atuais, temos um jurídico amplamente estratégico com a direção e também conectado a quem faz a roda girar da empresa: O cliente.
E o cliente, por estar cada vez mais eletrônico, tem demandas que vão além do judiciário, mas estão dentro das redes sociais.
Já pensou em alguém registrar um site parecido com a sua marca e vender (sem entregar) algo que a sua empresa vende se fazendo passar por você (algo que tem acontecido de forma direta, aliás)?
Já pensou em sites tipo Reclame Aqui/ Trip Advisor, etc como está o posicionamento da sua marca (da empresa) e como isto afeta as vendas?
Já pensou que um post no Facebook ou video no Youtube denegrindo a imagem da sua empresa custa zero para quem faz e acaba com milhões investidos em propaganda?
É amigo leitor… Redes sociais são mais do que um problema do marketing, são um problema do jurídico também.
E o seu jurídico está preparado?
O seu jurídico está conectado aos canais de venda e relacionamento da empresa para bolar estratégias práticas?
Tem muitos jurídicos por aí assumindo gerência de atendimento ao cliente também…
Ser estratégico começa assim: Posicionamento frente ao mercado.
#PenseNisto
______________________________________________________________________________________
Pensamentos escritos por Gustavo Rocha
Consultoria Gustavo Rocha.com – Gestão, Tecnologia e Marketing Estratégicos
(51) 8163.3333 | gustavo@gustavorocha.com | http://www.gustavorocha.com