Nos dias de hoje, ter um negócio e não investir em marketing é brincar com a sorte, na verdade se aproxima muito mais de esperar o seu negócio fechar as portas aos poucos, o mercado de empresas está cada vez mais dinâmico e exigente e aqueles que não possuem estratégias sólidas de promoção e para fazer a sua marca ou empresa alcançar novas pessoas perdem seu espaço cada vez mais.
Até mesmo os mais tradicionais setores da economia, que existem há décadas estão precisando se reinventar para continuar em alta e acompanhar as novas tendências, aos poucos os bares vão dando lugar aos pubs, os podrões as hamburguerias gourmet, é assim que o mundo funciona, aqueles que não sabem se posicionar e repensar os seus produtos e serviços em pouco tempo deixam de fazer parte das opções.
Com tudo é assim, hoje em dia até mesmo as cafeterias necessitam de maiores atrativos para atrair e manter clientes, caso não o façam em pouco tempo perdem a sua competitividade e são substituídas por modernas opções, com máquinas rebuscadas, como prensa francesa, expressos extremamente artísticos e muito mais.
Se você é um dono ou gestor e está em busca de melhorar os seus números e não perder a sua parcela do mercado veio ao lugar correto, pois, desde as mais tradicionais que beiram o antiquado até mesmo as mais tecnológicas cafeterias possuem espaço, basta saber seu nicho de atuação, conhecer seus limites e pontos fortes.
Porém, isso só é possível com o uso do marketing, com estratégias muito bem pensadas e elaboradas, por isso, desenvolvemos este artigo, que contém tudo o que você precisa saber para criar a sua estratégia e melhorar muito seu lucro.
Conheça seu ramo
Como já foi dito, há espaço para todos, mas aqueles que sabem seus pontos fortes e sabem como explorá-los estão muito à frente dos demais, por isso, antes de mais nada é preciso conhecer o seu nicho de atuação.
Se o seu ambiente é tradicional, com uma decoração padrão, café feito de forma tradicional, sem uma apresentação chique, muito provavelmente seu nicho são pessoas mais comuns, que buscam por energia para o dia a dia, e vão ao seu estabelecimento para conseguir tomar um café bom, forte e com alguma coisa que o acompanhe.
Por outro lado há também as cafeterias menos tradicionais, mais modernas, que junto ao café servem também, expressos, chás, bubble tea, mates e muito mais, um exemplo muito claro disso é o Starbucks, que servem na verdade uma experiência ao seu usuário e não um produto.
Note que cada um destes modelos age com um determinado nicho de clientes, enquanto o primeiro modelo atende pessoas mais tradicionais que buscam apenas se alimentar e conseguir energia com um bom café, o público da outra cafeteria é mais jovem, moderno, em busca de um bom momento e experiência.
Com este cenário, fica claro que mesmo sendo o mesmo produto e serviço, por conta do posicionamento da empresa tudo muda, os clientes, a idade e até mesmo o quanto cada um está disposto a pagar.
Conheça seus clientes
Após determinar qual é o seu nicho de atuação e qual é o estilo de produto que serve, o próximo passo para saber como se posicionar corretamente é utilizando o conhecimento de cada um dos seus clientes.
O estudo de perfil independe do seu estilo de cafeteria, não importa qual é o seu serviço ou produto, o estudo de persona deve ser o mesmo, o que vai mudar é justamente o seu público alvo, com o qual você vai direcionar as suas atitudes, projetos, campanhas e anúncios.
Para enten o seu cliente, é necessário ter uma boa base de dados sobre as pessoas que compram em seu estabelecimento, sabendo a idade, onde mora, quais são os serviços que geralmente consomem, e no quesito de cafeteria é também preciso saber o que eles buscam, um simples café ou uma experiência.
Para a partir daí, traçar as suas estratégias para alcançar mais clientes que se assemelham com este público alvo.
Toda a comunicação deve ser feita pensando em atingir justamente as pessoas que já fazem parte de seu público alvo.
O posicionamento que se encaixe no seu estilo
Todo o marketing é pensado, principalmente se você dialogar com um público tão restrito como os de cafeterias, onde até mesmo o serviço deve ser diferente de um estabelecimento tradicional para um mais moderno aos moldes do starbucks.
Se você está em busca de dialogar com o seu público mais jovem, sua comunicação deve ser na “língua” em que ele fala, com coisas e em plataformas onde ele está acostumado, e o mesmo funciona para o nicho oposto, se você investir anunciando em redes sociais para o seu estabelecimento tradicional, muito provavelmente não vai obter o resultado que esperava, da mesmas forma que se o Starbucks investir em anúncios em mídias tradicionais não vai se comunicar com o seu alvo.