Marketing de guerrilha é uma das estratégias mais utilizadas por empresas de diferentes portes, com foco em usar meios criativos e únicos para evidenciar seus produtos e serviços em meio a concorrentes, instigando os desejos do público.
Aliar essas ideias focadas na interação e na experiência do cliente com formas de divulgação, como anunciar no Google Ads ou ações presenciais, é uma das grandes chaves para uma comunicação de sucesso, deixando uma marca positiva duradoura.
Entenda no artigo abaixo um pouco mais sobre a criação e o benefício desse marketing, e de que forma você pode colocar em prática na sua marca.
O que é Marketing de Guerrilha?
Marketing de guerrilha é uma estratégia de comunicação fundada na década de 80 pelo comunicador Jay Conrad, inspirada na ideia que os militares vietnamitas usaram para se sobressair e ganhar a guerra do Vietnã. Daí a popularidade do nome.
Basicamente, essa forma de comunicação tem como princípio utilizar uma relação de sentimento com o cliente por meio de experiências únicas.
Elas transmitem a importância da empresa, em detrimento de outras por intermédio de ações criativas de marketing de conteúdo.
Um bom exemplo disso são empresas de refrigerante mundialmente conhecidas, que de vez ou outra, fazem campanhas de marketing baseadas em uma espécie de ataque direto ao concorrente, mostrando de um jeito criativo o porquê delas serem melhores.
Essa é uma forma interessante para aquelas empresas que possuem um menor poder aquisitivo, já que com boas ideias e sacadas inteligentes, acabam gastando menos ao colocar em relevância um produto, ainda que este não seja o melhor do mercado.
Sabemos que, quanto mais impactado um público está com alguma fala ou campanha de uma marca, mais ela estará sendo comentada.
No marketing de guerrilha, acrescenta-se a isso a interatividade e a apresentação de ideias diferentes que trazem interesse à marca.
Colocando essa estratégia em prática
Entenda melhor como aplicar essa estratégia na prática, seguindo as dicas abaixo:
Conheça seu público
Primeiro de tudo, é preciso conhecer profundamente seu público antes de traçar ou iniciar algum tipo de estratégia.
Por meio das informações principais de quem vai se interessar pelo seu produto é que você encontrará a fórmula para o seu marketing.
Por exemplo, entender a faixa etária do público consumidor de uma marca de refrigerantes você poderá pensar melhor nas formas de se comunicar, utilizando a linguagem certa, buscando temáticas interessantes, e principalmente, entregando o que eles desejam.
Saiba os canais certo para comunicar
A partir do entendimento do seu público ou de pelo menos parte das pessoas que podem vir a se interessar pelo que você está entregando é que uma empresa poderá escolher o melhor canal para essa comunicação.
Alguns dos mais populares meios atuais são:
- Instagram;
- TikTok;
- LinkedIn;
- Twitter.
Além do mais, ao pensar em marketing de guerrilha, é essencial saber em quais locais físicos você poderá colocar em prática a experiência do consumidor.
Foque na criatividade
Por ser uma estratégia que foca, principalmente, em ideias originais que valem mais do que grandes formas de divulgação massiva ou um grande suporte financeiro empresarial, a criatividade é um fator essencial para quem quer começar um marketing de guerrilha.
Com base em todas as informações possíveis, tanto de público quanto dos objetivos da empresa naquele momento, como aumentar as vendas de um novo produto, a equipe de comunicação responsável deve pensar nas melhores concepções de campanhas.
Se possível, abuse de reuniões criativas com a equipe, até que todos os responsáveis, como redatores e outros profissionais de criação, cheguem a um denominador comum a respeito da estratégia de comunicação, focando sempre no ineditismo.
Busque pela interatividade
As melhores campanhas de marketing de guerrilha vão além de conteúdos de inbound marketing, ainda que estas sejam formas essenciais para conversar com públicos que estão prestes a fazer uma compra. Vá até seus clientes por meio da interação próxima.
Sempre que for possível saia das redes sociais e busque caminhos de experiência com o usuário, onde ele possa realmente sentir sua marca.
Se o mundo virtual for a única alternativa, providencie a melhor conexão possível, com conversas diretas, por exemplo.
Conclusão
O marketing de guerrilha é uma ótima maneira de marcas pequenas e médias se sobressaírem perante seus concorrentes, criando ambientes saudáveis de competição ao mesmo tempo em que se destacam pela ousadia e pelo ineditismo.
Sempre que possível, leve ao seu cliente, antes de tudo, a experiência relacionada ao seu produto ou serviço, para depois vender de fato o que deseja.
Dessa forma, você irá impactar muito mais, e criar seu nome e sua estabilidade no mercado.