Manutenção preventiva garante marco de 10 anos sem acidentes em estação de tratamento de Atibaia

Manutenção preventiva garante marco de 10 anos sem acidentes em estação de tratamento de Atibaia

Para o funcionamento com segurança tanto para operadores quanto usuários, acompanhamento periódico do sistema preserva qualidade dos serviços e a boa imagem da companhia

Um dos melhores indicadores sobre a qualidade dos serviços de uma empresa é a não ocorrência de acidentes de qualquer ordem. O SAAE de Atibaia comemorou dez anos de contrato com a empresa Fluid Feeder, especializada em equipamentos e serviços para tratamento de água e esgoto, sem apresentar danos.

Acidentes, além dos prejuízos material e humano imediatos, provocam perdas que podem perdurar por meses à imagem da empresa. Empresas que investem em manutenção preventiva periódica praticamente zeram esse risco.

De acordo com Dorival Hernandes, gerente de captação, coleta e tratamento do SAAE Atibaia, o sistema é composto por duas estações de tratamento de água. A estação central processa 400 litros por segundo, utiliza cilindros de 900 kg e possui dois manifolds, que permitem ligar dois cilindros de cloro diferentes, sendo possível manter um operando enquanto outro fica na reserva. No entanto, o sistema é todo interligado. Se precisar mais cloro, esse sistema possibilita o uso de dois cilindros de 900 kg de forma simultânea. Pode usar junto ou isoladamente.

“Essa facilidade é bastante importante porque se precisar fazer uma manutenção fora do período, é possível realizar o conserto necessário sem parar o sistema, dando mais flexibilidade para operar a estação. O contrato estabelecido entre a SAAE Atibaia e a Fluid Feeder inclui manutenções mensais. Como são duas estações, a avaliação é feita em cada uma delas alternando os meses. O contrato inclui ainda manutenção de forma emergencial.  A manutenção preventiva é pré-agendada por meio de um cronograma de manutenção anual”, detalha o gerente.

Dorival salienta que o principal benefício do sistema Fluid Feeder é a padronização do equipamento, importante para a segurança na operação. “Não podemos esquecer que o cloro oferece riscos. Temos que ter um olhar voltado para a segurança tanto dos operadores quanto dos usuários finais. Nós estamos no centro da cidade de Atibaia, é um entorno com muitas pessoas, é preciso ter um sistema operando com garantias. Também realizamos um treinamento para o combate de possíveis vazamentos. A segurança começa na manutenção preventiva, que garante a qualidade e a durabilidade dos equipamentos”, enfatiza o gerente.

Benefícios da manutenção preventiva

Tão imprescindível quanto a instalação de um produto de qualidade, é um contrato de manutenção preventiva com equipe qualificada disponível para os atendimentos necessários, obedecendo uma série de protocolos para que a rede de água e esgotos alcance o máximo de sua vida útil.

“O contrato de manutenção preventiva oferecido pela Fluid Feeder permite a minimização de paradas imprevistas e o risco de acidentes com vazamentos indesejados. Além de serviços de manutenção, a empresa também possui uma política personalizada de treinamentos sobre sistemas de cloração e busca transmitir toda a experiência e conhecimento técnico sobre esses sistemas aos seus colaboradores”, explicou Francisco Carlos Oliver – Diretor Técnico e Comercial da Fluid Feeder.

Como é feita a manutenção

Uma equipe da Fluid Feeder faz o diagnóstico do sistema do cliente a fim de identificar os eventuais pontos vulneráveis. É realizado, então, um trabalho de desmontagem, limpeza, manutenção e troca de peças desgastadas ou próximas do fim da vida útil.

Tudo é remontado, são realizados testes em toda a estrutura e dá-se partida novamente no sistema. Por fim, é realizado um treinamento em conjunto com os operadores para que eles possam realizar as melhores práticas de operação.

Importância do dosador de cloro

Usado para oxidar a matéria orgânica originária dos mananciais, o cloro é uma substância muito procurada para as redes de tratamentos, pois elimina ou evita a proliferação de bactérias, vírus e protozoários. Com o uso do cloro, estes causadores de doenças são impedidos de surgirem ou multiplicarem-se no percurso da estação de tratamento até as residências.

A Fluid Feeder conta com uma ampla linha de dosadores de cloro, que são destinados a estações de tratamento de água e outras aplicações em maior escala.

Mais informações:

Fluid Feeder

(11) 2021-7755/ (11) 99938-6210

fluidfeeder@fluidfeeder.com.br

www.fluidfeeder.com.br