Loja de produtos naturais: dicas para ter sucesso nesse mercado

Loja de produtos naturais: dicas para ter sucesso nesse mercado

Você já pensou em ter uma loja de produtos naturais? As pessoas estão cada dia mais preocupadas com a saúde e o mercado de produtos fitness e naturais não para de crescer. 

Além de atender esse mercado, as lojas de produtos naturais também atendem um outro mercado: o de produtos veganos e vegetarianos, que também está em crescimento exponencial.

Tudo isso significa que as chances de você ter sucesso nesse mercado é altíssima, basta você seguir algumas dicas, que daremos aqui nesse artigo, e não se esquecer de sempre buscar fazer o seu melhor todos os dias. 

Dicas para ter sucesso na sua loja de produtos naturais

Abrir uma loja de produtos naturais é o seu sonho? Se sim, você chegou ao lugar certo. Veja agora mesmo como você pode ter sucesso nesse mercado. 

Dica 01 – foque em bons produtos

Você precisa ter produtos de qualidade. Esse é o item principal para qualquer tipo de comércio, afinal, se os seus produtos não têm qualidade, não importa o que você faça, uma hora ou outra, você vai falir. 

Outro ponto muito importante e que na mente dos consumidores também está atrelado à qualidade é a questão da higiene. 

Os produtos naturais, grãos, cereais e castanhas, tem alto potencial de juntar bichos muito inadequados, como por exemplo ratos e baratas. 

Ter uma higiene adequada e fazer o controle correto desse tipo de praga é especialmente necessário quando você tem uma loja de produtos naturais. 

Dica 02 – foque na variedade dos produtos

Infelizmente esse não é o tipo de comércio que pode começar com poucos produtos e ir se adequando conforme a demanda. Normalmente, quem compra nessas casas busca a maior variedade possível, já que essa é uma das necessidades do público alvo. 

Por exemplo, se você tem clientes que seguem a dieta low carb, eles com certeza vão precisar dos mais diversos tipos de farinha como por exemplo farinha de amêndoas, farinha de castanha do pará, etc. Isso porque cada uma das farinhas é adequada para um tipo de receita, então a diversidade é um ponto necessário. 

Dica 03 – seja Omnichannel 

Com a pandemia e todos os problemas que o isolamento nos trouxe, todos nós precisamos nos adaptar. A melhor adaptação possível é ser anti frágil, mas essa é uma meta inalcançável. Por isso, vamos focar no que podemos atingir, que é a resiliência. 

Ser resiliente significa ser capaz de se adaptar e de fazer isso com maestria. 

Nada nos garante que não poderão ocorrer novas pandemias por ai, portanto, não estamos seguros. 

Se você quer ter sucesso, a melhor dica é estar presente em todos os canais possíveis, ou seja, ser omnichannel. Não foque somente na sua loja física. Pense em ter uma loja virtual, em estar presente nas redes sociais, em estar presente no dia a dia dos seus clientes através do e-mail marketing e oferecendo conteúdo de qualidade. 

Esse tipo de diferenciação de mercado poderá fazer maravilhas pelo seu negócio e te deixar o mais perto possível da antifragilidade.

Dica 04 – foque em diferenciação de mercado

O que te diferencia de outras lojas de produtos naturais? O que você faz pelo seu cliente que nenhuma outra loja faz?

Você pode, por exemplo, montar algumas caixas específicas de receitas que já tenham as quantidades necessárias para a pessoa executar aquela receita. E enviar para o cliente um passo a passo escrito da receita, um vídeo de execução da receita para aqueles que têm mais dificuldade em seguir receitas escritas e os ingredientes. 

Isso pode ser vendido tanto no formato online, no formato de assinaturas e até mesmo no formato presencial e de delivery. 

E você ainda pode agregar outros produtos, como por exemplo algum tipo de pasta ou fichário onde as pessoas podem guardar as receitas que elas mais gostaram para fazer compras. 

Se o investimento compensar, que tal deixar sempre disponível para a pessoa realizar aquela compra de forma recorrente? Se for alguma receita que ela realmente goste, as chances dela voltar e comprar aqueles ingredientes novamente é altíssima. 

Isso traz previsibilidade ao seu fluxo de caixa, atrai novos clientes, atrai clientes diferentes e ainda te ajuda a melhorar o seu branding. Só pontos positivos. 

Dica 05 – Tenha um site

Mesmo que você ainda não consiga ter uma presença digital alta, é sempre bom investir em um site, mesmo que seja para aparecer apenas no Google Meu Negócio.

Porém, só ter um site não basta. Você precisa gerar conteúdo de qualidade para esse site. Foque em colocar os benefícios dos produtos no site, como usar cada um deles, dicas de receitas como ter um dia a dia mais saudável, etc. 

Tudo isso vai te ajudar a ter uma presença online mais forte e consequentemente atrair mais clientes, e daí para ter uma presença omnichannel, é um passo.