Muitas empresas e profissionais liberais tem a idéia equivocada de que um site ou uma landing page, devem ser usados apenas como um “grande cartão de visita” e que um site não é a forma de gerar mais negócios e oportunidades para sua empresa.
Esta idéia esta extremamente errada, já que nos dias de hoje, praticamente ninguém faz a contratação de serviços antes de recorrer a uma busca simples pela internet.
Se seu negócio ou escritório não esta pronto para ser achado, certamente esta perdendo uma série de oportunidades de conquistar novos clientes.
Criar uma landing page para advogados com uma agência especializada como a nossa, vai aumentar muito a quantidade de conversões da sua campanha de marketing digital.
Por isso é indispensável que seu escritório desenvolva a sua landing page para advogados, não só para ser achado nas buscas do Google, mas para também converter os visitantes da sua página em novos clientes.
Vamos entender melhor como isso é possível nos tópicos a seguir.
O que é uma landing page?
Uma landing page ou “página de aterrisagem” é criada com o propósito de convencer um usuário a realizar uma ação de compra ou para que o mesmo deixe seus dados de contato.
Existem basicamente dois tipos de landing pages:
- Landing page de vendas: este tipo de LP é criada para a venda de um serviço, produto ou infoproduto e deve apresentar os pontos fortes, diferenciais e vantagens de um certo produto ou serviço, para que o visitante da página se sinta bem informado e seguro para comprar o que esta sendo oferecido.
- Landing page de captura de contatos ou leadings: este tipo de LP é criado com o objetivo de captar os dados de contato de um usuário, para que este contato seja usado numa venda ou campanha de e-mail marketing.
Dividir para conquistar
Um dos princípios básicos de uma landing page de alta conversão, é que a mesma deve apresentar apenas um tipo de serviço ou produto.
A idéia por trás deste princípio, é a de que o leitor da LP deve receber o máximo de detalhes sobre um tipo de produto ou serviço, sem que hajam distrações ou informações que possam atrapalhar o entendimento do valor dos mesmos.
No caso da construção de landing pages para o ramo de direito e advocacia, devemos dividir as especialidades deste setor em várias landing pages, tais como :
- Landing page para direito previdenciário
- Landing page para direito tributário
- Landing page para direito militar
- Landing page para direito penal
- Landing page para direito trabalhista, etc …
Elementos de uma landing page de alta conversão
Antes de falarmos sobre os pontos que definem uma LP de alta conversão, poderíamos definir qual é a taxa de conversão (visitantes da página x contatos adquiridos, por exemplo) para que uma LP seja considerada de alta conversão.
Mas este valor é impossível de ser determinado, de forma genérica, para todos os nichos e ramos de vendas e serviços.
Como exemplo, podemos tomar a taxa de conversão esperada para o setor de venda de equipamentos eletrônicos pela internet, que varia de 1,5% à 3,5%. A função de uma LP de alta conversão, neste caso, seria a de se aproximar destes 3,5% de taxa de conversão.
Muitas landing pages são trabalhadas em testes do tipo A-B, onde são construídas 2 LPs distintas, com imagens, vídeos, cores, textos e seções diferentes entre si, para que a LP com melhor taxa de conversão seja escolhida para uma campanha de marketing digital.
Então, observem que não existe uma regra geral para a criação de uma landing page de alta conversão. O que existe são “guide lines” gerais que quando seguidas, aumentam a chance de uma LP converter acima da média.
Vejamos abaixo algumas características importantes que devem aparecer numa landing page de alta conversão:
- Velocidade de carregamento:: uma LP de alta conversão não pode deixar o seu usuário esperando, pois o mesmo irá se aborrecer e ir embora, sem nem mesmo ter lido os argumentos de convencimento da página. O Google oferece uma ferramenta de estudo da velocidade de carregamento onde podemos ver a performance da LP.
- Promessa ou solução das “dores” do usuário: na primeira dobra da página, ou seja, no topo da mesma, antes do usuário rolar a página, é importante que a landing page ofereça uma promessa para solucionar algum problema ou sanar alguma dor do usuário, do tipo “venha para nosso escritório e conquiste a sua tão sonhada aposentadoria”.
- Apresentação da solução: como o seu serviço ou produto pode ajudar o usuário a resolver o seu problema ou sanar a sua dor.
- Pontos fortes, vantagens e diferenciais: a landing page deve apresentar, de forma clara e simples, as vantagens e diferenciais do produto ou serviço oferecido, para que o usuário fique satisfeito e seguro para realizar a sua compra ou fornecer seus dados de contato.
- Mídia e formato apresentados: a landing page deve ser formada por textos, imagens e icones na quantidade certa. Um vídeo explicativo é muito desejável para a página. As informações sobre as vantagens e diferenciais devem aparecer na forma de tópicos e com uma breve explicação, para não cansar o usuário com leituras muito extensas.
Conclusão
Criar uma ou mais landing pages para seu escritório de advocacia é fundamental para o sucesso da sua campanha de marketing digital.
Uma landing page para advogados com uma alta taxa de conversão, vai aumentar muito a quantidade de clientes que seu negócio pode conquistar.
Uma landing page vai oferecer um alta taxa de conversão, se for feita de forma profissional, com a quantidade correta de textos, vídeos, imagens e ícones inseridos nas seções da LP de forma adequada.