KORE expande rede LoRa para os Estados Unidos

KORE expande rede LoRa para os Estados Unidos

De acordo com o estudo Transforma Insights, em 2025, 358 milhões de dispositivos de Massive IoT existirão nos EUA e serão mais de 2 bilhões em todo o mundo. Com foco nesse cenário, a KORE, empresa global e líder na criação de soluções IoT para diversos segmentos, anuncia a expansão de sua rede LoRa para os Estados Unidos, em parceria internacional com a Everynet, maior operadora de rede do mundo em redes LoRaWAN.

A chegada ao mercado norte-americano ocorre em um momento em que a necessidade de capturar e transportar pequenos pacotes de dados está crescendo e os casos de uso de IoT Massive estão acelerando e se expandindo.

“Nosso relacionamento com a Everynet começou há cerca de três anos no Brasil e estamos trazendo essa vivência e esses aprendizados para os EUA à medida que a rede LoRa começa a amadurecer neste país”, afirma o presidente e CEO da KORE, Romil Bahl. “Embora a maioria das pessoas pense na KORE como líder global e independente em IoT, a realidade é que também integramos redes satelitais e incluímos redes usando frequências não licenciadas como LoRa”, explica o executivo.

A parceria entre KORE e Everynet pode, por exemplo, oferecer às concessionárias de água meios de operar, manter e monetizar um sistema de distribuição eficiente. A medição de água é um caso de uso de IoT massivo que requer uma variedade de necessidades de conectividade na rede, não apenas em grande largura de banda, o que torna o LoRaWAN uma tecnologia ideal. 

Além disso, com a parceria, os usuários norte-americanos terão acesso à plataforma KORA, desenvolvida no Brasil. Por meio dela, a implementação da rede LoRa pelos clientes se torna mais rápida e simples, facilitando a gestão dos devices e das mensagens. A plataforma conta também com um rico conjunto de API’s que facilita muito a implementação das aplicações em IoT.

“Os clientes da KORE nos EUA terão a oportunidade de aproveitar as vantagens da nova rede LoRaWAN que a Everynet está construindo atualmente por lá. Isso coincide com o iminente desligamento do 2G e 3G, à medida que os clientes IoT criam planos de migração que aproveitam a conectividade de menor complexidade para casos de uso IoT mais simples. O LoRaWAN oferece aos clientes opções de conectividade IoT que garantem que a transição do 2G para o 3G seja perfeita. A LoRaWAN também está ganhando terreno devido ao longo alcance, longa duração de baterias, e possibilidade de reduzir substancialmente o custo dos projetos” ressalta Sergio Souza, VP da KORE TM Data.

A Everynet acredita que sua infra estrutura LoRaWAN esteja operacional em 36 cidades e 100 pontos de logística dos Estados Unidos até o final de novembro de 2021. Os sistemas da empresa já foram totalmente integrados às redes LoRaWAN KORE para o mercado dos EUA, permitindo que os clientes simplifiquem suas implantações massivas de IoT com a plataforma KORA.

KORE e Everynet têm um histórico comprovado de sucesso trabalhando juntos para reduzir a complexidade que a maioria das organizações enfrenta ao lançar iniciativas de IoT. Desde 2018, as duas empresas têm feito parceria no Brasil para aplicar várias soluções, aproveitando a rede LoRaWAN e a plataforma KORE para corretagem de mensagens e gerenciamento de dispositivos desenvolvida em seu hub de inovação, o KORE Labs. As empresas implementaram diversas soluções para medição de gás, medição de água e monitoramento de ativos para empresas, indústrias e municípios.