No último dia 12, a UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) realizou uma assembleia geral para prestação de contas e eleição para futura gestão do biênio 2024/2026. A chapa comandada pelo presidente Paulo Ventura foi reeleita por aclamação. Dentre os nove vice-presidentes, seis conselheiros e uma diretora internacional está Janine De Nes, CFO Latam da RX, e primeira mulher a representar a empresa na entidade que é referência para o setor.
Atuação colaborativa na UBRAFE
Com o convite, Janine chega com a missão de aumentar a participação da RX na UBRAFE, em especial para debater e acompanhar de perto a questão dos desdobramentos da reforma tributária, aprovada em dezembro do ano passado pela Câmara de Deputados, e que está atualmente em fase de regulamentação.
A porta-voz projeta desempenhar um papel colaborativo. Como parte de uma das maiores empresas do setor, ela vê na prática os desafios de assuntos debatidos na atualidade e que precisam da atenção da entidade, como o próprio impacto tributário e as questões de ESG.
Luta por equidade e representatividade feminina
A executiva também tem como pauta soluções para um setor de eventos cada vez mais unido. Nesse contexto, um dos principais assuntos será a representatividade feminina no segmento.
Segundo Janine é necessário que as empresas e os governos criem também políticas públicas para ajudar nesse tema. A CFO reforça também que a decisão de ter filhos e o tempo garantido por lei como licença maternidade não podem decretar o fim da carreira de mulheres.
Iniciativas para as mulheres na RX
Presente nos programas de mentoria para mulheres da RX, em finanças (Women at Finance), e em tecnologia (Women in Tech), Janine pretende levar essas e outras experiências para tornar a entidade um espaço mais igualitário, e com mais lideranças femininas. Na RX Brasil, por exemplo, 57% do time de líderes é formado por mulheres.
Outro exemplo de programa da RX de incentivo à participação feminina em eventos é o “Com Elas na Fenatran”, criado com foco no segmento do transporte. “O principal desafio de uma mulher no cargo de liderança é a sociedade achar que ela precisa dar conta de tudo, ou seguir rótulos. Janine destaca que as mulheres não querem apenas reivindicar os cargos. “Elas estão preparadas para ocupá-los,” aponta Janine.
Passagens por Deloitte, Buscapé e Groupon
CFO Latam da RX desde 2020, Janine tem passagens por grandes corporações, como Deloitte, Buscapé, e Groupon, sempre atuando nas áreas de auditoria e controladoria.
Em 2016, teve sua primeira experiência no setor de eventos como CFO Brasil da Eventim Brasil, onde ficou por cerca de 2 anos, antes de entrar na RX. “Quando entrei na RX o desafio foi unificar a parte financeira do grupo RELX no Brasil, cuidando da parte de contabilidade e impostos. E também fomentar o crescimento da empresa,” ressalta Janine.
Entrando como diretora financeira no Brasil, durante a pandemia, com a consolidação de muitas operações, Janine foi convidada para assumir um novo desafio no México, passando a ser CFO Latam. Com o objetivo de consolidar as áreas de suporte do grupo RELX, com toda parte de impostos e contabilidade.
“No começo, assumir América Latina foi um desafio maior porque são novas culturas, horários de trabalho diferentes, outros eventos. Mas, acho que quando você trabalha em uma multinacional que tem os mesmos valores isso é muito importante. Na RX, por exemplo, tem a cultura NIMBLE que permeia todos os países. Então, por mais que você esteja no México, EUA, Brasil, você está na RX. Já por outro lado, a parte de tributos e burocracia no México é muito complexa. O time no México, embora, que composto em sua maioria por mulheres, nunca tinha tido uma liderança feminina. Integrar essa equipe tem sido uma experiência enriquecedora para todas nós”, finaliza.
RX
A RX oferece oportunidades de conexão e construção de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usa o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas, oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de 350 eventos realizados anualmente em 25 países para 42 diferentes setores da economia. É uma empresa dedicada em causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos.
A RX faz parte do grupo RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos. RX – In the business of building businesess www.rxglobal.com/rx-brazil
RELX
A RELX é uma fornecedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações para clientes profissionais e empresariais. A RELX atende clientes em mais de 180 países e possui escritórios em cerca de 40 países. Emprega mais de 35.000 pessoas, mais de 40% das quais estão na América do Norte. As ações da RELX PLC, controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York usando os seguintes símbolos de ticker: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova Iorque: RELX.
*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors.