Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs) é uma oportunidade de investimento segura e que pode render um bom lucro para o investidor. No entanto, é comum ver pessoas apostando na compra de imóveis residenciais e comerciais que dão muito mais dor de cabeça.
Para quem realmente gosta do setor, o investimento em imóveis através do FIIs retira do empreendedor as preocupações que perpassam por fazer a manutenção de imóveis. Outro benefício de tal aplicação está na isenção do imposto de renda, mas essas não são as únicas vantagens como veremos mais à frente.
Para te ajudar a compreender melhor essa opção de aplicação separamos informações que vão te ajudar ao longo do artigo. Por isso, se você tem capital, interesse e disposição para fazer parte do mercado de ações continue fazendo a leitura do artigo, pois ele foi feito para você.
O que é FIIs?
Fundos de Investimento Imobiliários é uma opção de aplicação financeira, através dela é possível investir no setor imobiliário sem ter que lidar diariamente com os problemas de administração das propriedades.
Ou seja, ao investir neste setor o empreendedor está comprando partes de uma propriedade, seja ela qual for. Imóveis de alto padrão como shoppings ou hóteis são os que mais têm atraído compradores para este ramo.
Como investir em fundos imobiliários?
Como já falamos, investir neste setor dá a oportunidade de pessoas serem donas de diversas propriedades sem precisarem investir esforços diários para cuidar dos imóveis. Já que, neste setor essa responsabilidade é assumida por um gestor especializado.
Este profissional fica responsável por administrar os investimentos do empreendedor, realizando diariamente análises para saber se as cotas atuais estão valendo a pena ou se há boas oportunidades disponíveis para compra.
De modo geral, o investidor não precisa empenhar tempo e esforços para estar constantemente fazendo a administração das suas cotas, mas contratar um bom gestor de cotas certificado pela CGA da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) é o caminho para buscar maior rentabilidade.
Características e benefícios dos fundos de investimento imobiliário
Deixar sua carteira de investimento destinada para aplicações no FIIs é mais comum entre pessoas que buscam contas com maior expectativa de rentabilidade, já que é de grande valia conquistar a independência financeira, por exemplo.
Mas essa com certeza não é a única característica benéfica deste setor. Por isso, para ficar por dentro das vantagens veja a lista a seguir.
Facilidade
Para quem compra cotas de imóveis ao invés de adquirir a propriedade em si, pode realizar a venda a qualquer momento pela internet. Basta acessar a plataforma da corretora e com alguns cliques se desfazer da sua participação no território.
O que não acontece com tanta facilidade com o investidor tem que encontrar um comprador para a sua propriedade.
Liquidez
A liquidez é um dos fatores mais benéficos, já que em no futuro ao precisar do valor investido é possível entrar na plataforma e negociar a sua cota. Assim, em pouco tempo consegue ter sobre sua posse o valor do investimento.
Custos de compra e venda
Quando se trata de compra e venda de um imovél os trâmites burocráticos acabam deixando a transição muito mais cara, já que é preciso pagar imposto e alguns documentos para efetivar a venda. O que não ocorre com as cotas, gerando assim economia para o investidor.
Diversificação
Considerado como o setor de investimento que dá maior liberdade de diversificação, ao optar por aplicar no FIIs o empreendedor pode comprar diferentes cotas, de diferentes propriedades, com diferentes finalidades.
Maior rentabilidade
Os rendimentos para o investidor acontecem mensalmente e mesmo quando há a devolução do espaço o proprietário não fica sem receber, o que não acontece quando o inquilino deixa o imovel. Outro fator que demonstra rentabilidade é quando há compra de propriedades com shoppings e hotéis que podem valorizar bastante com o tempo.
Isenção de imposto de renda
Quem opta a realizar aplicações na sua carteira como pessoas físicas fica livre dos impostos de renda que sempre são cobrados aos donos de imóveis.
Dependência de uma gestão eficiente
Para quem ainda está começando, a dependência de um gestor de investimento pode ser considerada uma vantagem, já que este é certificado para gerir da melhor forma o seu capital. Mas isso não significa que você deve ficar totalmente aquém do que é feito com o seu dinheiro.
Custos de corretagem
Os custos com corretagem de imóveis costumam representar grandes gastos para o proprietário, mas não são muito diferentes com o FIIs. No entanto, com boas pesquisas é possível encontrar corretoras que não cobrem pela corretagem.
Conclusão
O Fundo de Investimento Imobiliário é um setor de aplicações que pode ser muito mais vantajoso por oferecer a venda e a compra de cotas de forma mais prática. Para quem quer começar a operar, o gestor de fundos é o profissional adequado para dar segurança ao seu capital.