Seja em imóveis de luxo em Brasília, seja em casas mais simples em Belo Horizonte, investir em imóveis em 2021 é um bom negócio para os investidores. Isso porque o mercado imobiliário apresenta um bom cenário de crescimento e de lucratividade, especialmente quando comparado a outros tipos de aplicações financeiras, como as de Renda Fixa e de Renda Variável.
Neste momento, muitas pessoas estão em dúvida sobre quais opções de investimento fazer no Brasil. Afinal, qual o melhor cenário para o seu dinheiro? A cada dia, somos bombardeados com novos possíveis “grandes investimentos” e fica difícil saber onde aplicar o dinheiro. No começo do ano, por exemplo, o Bitcoin era o melhor investimento do mundo por causa do crescimento de 2020. No entanto, hoje esse crescimento já se esvaiu quase todo. Por isso, é importante ter calma e escolher alguma coisa pensada em longo prazo.
Quer saber qual o cenário para investir em imóveis em 2021? Então siga a leitura abaixo!
Qual o cenário para investir em imóveis em 2021?
Parece ser uma ótima ideia investir em imóveis em 2021. Pelo que parece, o ano de 2020 foi melhor, mas não dava para prever que seria assim por conta da pandemia do novo coronavírus.
No entanto, o ano de 2021 segue em alta para os investimentos em imóveis e a tendência é que até 2022 sinta um pouco dessa onda. Isso porque uma série de condições específicas foram formadas para estimular o investimento em imóveis nesse período.
Falaremos sobre elas a seguir!
Selic
Um dos primeiros fatores que faz com que seja interessante investir em imóveis em 2021 é o nível da taxa Selic. Ainda que ela tenha subido um pouco recentemente, é fato que ainda está abaixo do padrão (inclusive da previsão de inflação para o país neste ano).
Como a Selic controla todos os outros juros do mercado, ela influencia também os juros dos financiamentos imobiliários. Ou seja: como ela está em um patamar mais baixo, então os juros imobiliários também estão. Por essa razão, investir em imóveis fica bem mais barato do que era há alguns anos.
Além disso, os investimentos em títulos de Renda Fixa (como os do Tesouro Direto, CDB, LCI ou LCA) ficam menos vantajosos do que o investimento em imóveis. Portanto, esse cenário direciona os investimentos para os imóveis.
Pandemia
A pandemia do novo coronavírus causou uma mudança significativa na percepção do mercado. As pessoas passaram um ano inteiro dentro de casa, em isolamento social, e agora percebem que o lar em que viviam não era tão adequado assim ou, em alguns casos, estão simplesmente cansadas dele.
A solução, nesses casos, é procurar por um novo apartamento, casa ou outro tipo de imóvel. Por isso, muitas opções estão surgindo no mercado e muita gente está atrás de novos produtos. É, em outros termos, um cenário de grande movimentação.
A pandemia do novo coronavírus ainda não acabou, embora a vacinação já esteja acontecendo. A perspectiva é que mesmo em 2022, quando a pandemia não for mais tão intensa para a sociedade, as pessoas ainda estejam trocando de casa por causa dela.
Bolsa
Se os títulos de Renda Fixa não são atraentes por causa da Selic baixa e da inflação alta, o que resta no mercado financeiro? A Bolsa de Valores! No entanto, como investir tanto dinheiro assim na Bolsa, e a sua volatilidade?
Investir na Bolsa, por mais atraente que seja quando ela apresenta bons resultados, simplesmente não é seguro o suficiente. Muita gente já perdeu muito dinheiro nisso e jogou fora uma boa fatia do seu patrimônio.
Portanto, ainda que o investimento na Bolsa faça sentido em certo nível, ele não é recomendado para todo mundo e nem para quem vai colocar todo o seu patrimônio. Se você pretende investir centenas de milhares de reais, o melhor a fazer é comprar um bem como um imóvel, que não se desvalorizará em longo prazo.
Demanda represada
Por fim, um último elemento que faz com que o cenário de 2021 seja muito positivo para investir em imóveis é a demanda represada do segmento. Muitas pessoas esperaram alguns anos para comprar imóveis por causa do cenário de alta da Selic entre 2014, 2015 até 2017, 2018.
Portanto, agora que essas pessoas estão no mercado, a venda de imóveis tem fluído melhor. Dá para alguém comprar uma casa, reformá-la e vendê-la rapidamente em pouco tempo depois.
Agora que você já entendeu qual o cenário para investir em imóveis em 2021, é hora de colocar esse conhecimento em prática e conseguir os melhores resultados possíveis dentro do seu plano. Lembre-se de que existem diferentes perfis de investidores e nem todos podem aproveitar as mesmas oportunidades. Portanto, siga mais ou menos na sua faixa de aversão ao risco e faça bons negócios com base no seu objetivo pessoal.
Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o tema!