Conheça dicas valiosas para implementar uma integração que seja benéfica para a empresa e os novos funcionários.
Ao contratar um novo funcionário, um dos momentos-chave é a integração. É a partir desse processo que o colaborador ganha confiança, e isso é ainda mais importante em tempos nos quais o trabalho remoto e a prática do home office seguro estão mais difundidos.
Mas por que a integração é tão importante? A partir dela, o novo colaborador conhece melhor a empresa, os colegas de trabalho, as funções que exercerá e a dinâmica da organização. Além disso, a integração é fundamental para fazer com que o novo funcionário se sinta acolhido e respeitado no novo ambiente de trabalho.
Já está provado que isso faz toda a diferença. Um estudo da Udemy Business mostrou que realizar uma experiência positiva no processo de integração faz com que a retenção de novos contratados alcance a marca de 82%. Isso também impacta a produtividade, com um aumento de até 70%.
Como fazer a integração de forma efetiva?
Com isso posto, conheça algumas dicas de como a integração pode ser feita de maneira efetiva e benéfica tanto para os colaboradores quanto para a empresa.
Faça um bom planejamento
Assim como outros processos de uma empresa, para que se tenha eficiência e sucesso, o primeiro passo a ser dado é começar pelo planejamento. Nessa etapa, é preciso definir quais são os materiais e o conteúdo que serão utilizados para apresentar a empresa ao novo colaborador, bem como os detalhes operacionais (como login para acesso ao sistema) e se ele receberá algum kit de boas-vindas.
O planejamento também serve para estabelecer qual será o gestor que ficará responsável por receber o funcionário. Isso é fundamental pois será ele que irá retirar as principais dúvidas do colaborador no começo, além de destacar quais são os pontos mais importantes na rotina de trabalho da função dele.
Faça com que a integração comece antes do primeiro dia
Muitos especialistas e líderes de empresas apontam que um dos segredos para uma boa integração é iniciar esse processo antes mesmo do primeiro dia do funcionário na empresa. Esse processo pode ser feito com o envio de e-mails para o novo colaborador, dando o primeiro passo para que ele conheça e entenda a cultura organizacional.
Ainda é possível realizar outras ações similares. Adicioná-lo a plataformas como Slack e o Trello, para que ele já se familiarize também é uma boa ideia do que pode ser feito. O objetivo é buscar formas para que o novo integrante já fique alinhado, o quanto antes, à dinâmica da empresa.
Adapte as apresentações pessoais para o novo formato
O planejamento precisa considerar que, por se tratar de uma integração remota, a apresentação da empresa para os novos colaboradores precisa ser adaptada. Assim, se a organização já contava com algum material impresso que era utilizado para esse fim, ele precisa ser ajustado para ser utilizado online.
Porém, independentemente de utilizar um material reaproveitado ou criar um novo, deve-se ter em mente que os recursos utilizados precisam ser dinâmicos. O material deve ser de fácil compreensão, possibilitando o autoaprendizado do colaborador. A linguagem e a extensão do conteúdo merecem uma atenção especial, garantindo que não há excesso de conteúdo para ser absorvido logo de princípio.
Não deixe o novo profissional muito tempo sozinho
É importante dar autonomia aos funcionários, mas vale lembrar que a integração não acaba após um dia. Portanto, no momento inicial, o ideal é oferecer um acompanhamento mais próximo ao colaborador. Uma ideia é que o gestor defina horários para conversar com o funcionário, oferecendo feedback da sua atuação. Outra estratégia é designar um funcionário mais antigo e experiente para acompanhar o novo integrante de forma mais pontual.
Defina as funções e cargos com clareza
A integração remota destaca a importância de ter clareza no início da jornada do colaborador dentro da organização. Para isso, a definição de cargos e de funções deve estar clara, permitindo que o funcionário saiba o que precisará fazer, qual o seu papel dentro da organização, quais suas responsabilidades diárias e a quem ele deve responder.
Promova a integração continuamente
A integração remota não é um processo que acaba no primeiro dia. Isso é algo que vai se desenvolvendo diariamente, até que o novo colaborador se acostume com o dia a dia da organização. Nos primeiros dias, ele terá dúvidas sobre a dinâmica e as regras da empresa, que vão aparecendo à medida que ele desempenha a função para a qual foi contratado.
Portanto, o ideal é acompanhá-lo nas primeiras semanas e auxiliá-lo no que for necessário. Isso também é importante para mensurar como está sendo o desempenho desse colaborador, verificando se ele está se adequando à função e quais pontos precisam ser trabalhados para que ele possa melhorar.