Inove nas aulas: saiba como despertar o interesse dos estudantes e tornar o aprendizado mais envolvente

Inove nas aulas: saiba como despertar o interesse dos estudantes e tornar o aprendizado mais envolvente

Ir para a escola é parte da rotina de crianças e adolescentes desde cedo, mas nem todas conseguem manter o interesse no aprendizado ao longo dos anos de estudos.

Aliás, estar em sala de aula não significa nem de longe que o aluno está realmente aprendendo, portanto, nada mais importante do que os professores atuarem ara despertar o interesse dos estudantes de modo eficaz.

Aqui neste conteúdo, vamos mostrar como é possível tirar os alunos do “piloto automático” para que tenham interesse e engajem no que é ensinado em sala de aula.

Diversificar o formato dos conteúdos

Uma das principais dicas para que os professores consigam estimular o interesse dos estudantes em sala de aula é a diversificação nos formatos dos conteúdos.

Portanto, eles devem trazer opções como vídeos ou mesmo filmes que estejam relacionados com o tema, ao invés de apenas focar no ensino no quadro branco tradicional ou na leitura dos livros.

Você pode trazer também textos diferentes para que eles possam ler e debater, que fujam do formato mais comum dos livros didáticos, que nem sempre são estimulantes.

Antecipe o tema que vai ser ensinado

Uma outra dica importante para despertar o interesse dos alunos nas aulas é fazer com que eles já venham sabendo qual tema irão estudar ou acompanhar.

Portanto, você deve antecipar o tema que será ensinado como uma maneira de estimulá-los a procurar e pesquisar sobre o conteúdo, de modo que já cheguem em sala com um conhecimento prévio a respeito.

Você pode usar a dica do vídeo e indicar que eles vejam o conteúdo nesse formato antes da aula, sendo uma maneira mais estimulante do que os alunos realizarem a leitura sozinhos em casa.

Com certeza, a maioria chegará mais interessada e participará mais ativamente da aula quando já souber do que vai ser tratado.

Estimule o debate na sala de aula

Por falar em antecipar o tema para que os alunos possam buscar por eles em casa e cheguem em sala já sabendo do que se trata, essa é uma ótima forma de estimular o debate na aula.

Mas o debate não deve ficar restrito apenas aos conteúdos que estão no cronograma de ensino, pelo contrário.

Você pode aproveitar os temas que estão em alta na sociedade, claro que possuindo relação com o que é ensinado naquela disciplina, para estimular debates.

Muitas vezes, os alunos até desejam participar mais das aulas, porém não veem a possibilidade apenas com o ensino tradicional do professor falando e os estudantes ouvindo.

Estimular o debate, portanto, pode ser uma ótima forma de promover o interesse dos alunos e fazer com que o aprendizado seja mais envolvente.

Use a tecnologia para despertar o interesse dos estudantes

Se há uma dica que será incrível para promover o interesse dos alunos e estimular um aprendizado mais envolvente é o uso da tecnologia na educação.

Nos dias atuais, com um número cada vez maior de ferramentas tecnológicas, essa é uma ótima forma de fazer com que os alunos sintam-se realmente interessados e engajados em aprender.

São muitos os recursos que os educadores podem usar, como óculos de realidade virtual e as lousas touch screen, que se tornam cada dia mais acessíveis em muitas instituições de ensino.

Essas ferramentas ajudam a aproximar os alunos da prática, deixando apenas a teoria no papel e entendendo como muitos dos conteúdos que estão aprendendo realmente são interessantes.

Mas não é preciso ter óculos que emulam a realidade virtual para despertar o interesse dos alunos, o uso de smartphones e tablets que são de propriedade dos próprios alunos é uma forma de estimular o interesse nas aulas.

A tecnologia, além de estimular o interesse dos alunos, ainda é uma forma de permitir que eles possam aprender em seu próprio ritmo, de um modo mais individualizado.

Com isso, o aumento do engajamento se torna mais perceptível e é possível fazer com que eles percebam como o aprendizado pode ser muito mais interessante do que apenas passar longas horas sentado em uma cadeira olhando para o quadro.

Conclusão

Como você pode ver aqui neste conteúdo, há várias formas pelas quais os professores podem estimular os alunos para que eles sintam maior interesse em sala e possam aprender mais.

Neste texto, nós explicamos algumas dessas maneiras, incluindo o uso da tecnologia na educação, algo que é bem popular nos dias de hoje.

Usar uma lousa touch screen, por exemplo, não só engaja mais os alunos, como desperta a sua criatividade, desde que o professor utilize todas as ferramentas disponíveis nessa ferramenta tecnológica.

O que você achou sobre o conteúdo de hoje falando de inovação nas aulas: saiba como despertar o interesse dos estudantes e tornar o aprendizado mais envolvente?