IBAPE-SP promove webinar sobre Plano Diretor com Secretário de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo

IBAPE-SP promove webinar sobre Plano Diretor com Secretário de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo

Diante do processo de revisão do Plano Diretor previsto para este ano, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharias de São Paulo (IBAPE/SP) realiza na próxima sexta-feira (28), às 16h, o webinarConceitos Urbanístico do Plano Diretor de São Paulo”, com a participação do Secretário Municipal de Urbanismo e Licenciamento da Cidade de São Paulo (SMUL), Dr. César Azevedo, mediação do Engenheiro Civil Marcos Mansour Chebib Awad e palestra da Arquiteta e Urbanista, Dra. Juliana Marques. 

Formado em Direito, o secretário, que já atuou como Chefe de Gabinete Municipal e Diretor Administrativo da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, é, atualmente, um dos um dos responsáveis pela condução do projeto urbanístico da capital paulista.  A conversa será guiada por Juliana Marques, formada em Arquitetura e Urbanismo, doutora pela FAU-USP, com estágio de pesquisa no Department of Urban Studies and Planning do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets) (2008) e co-autora do livro “Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes” (2012) e “Comunidades Planejadas” (2015).

O evento visa debater os princípios que integram o Plano Diretor Estratégico e o processo da atualização vigente e os impactos para a cidade de São Paulo.

“O IBAPE-SP está engajado em promover debates e acompanhar as audiências públicas envolvendo os projetos de melhorias urbanísticas. A articulação do evento ocorre em um momento estratégico já que a sociedade tem passado por transformações muito rápidas e a cidade precisa estar adaptada para proporcionar melhor qualidade de vida”, afirma a Engª Civil, Fabiana Albano, responsável pelo Departamento de Eventos do Instituto.  

Aprovado em 31 de julho de 2014, o atual Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo é uma lei que traz diretrizes urbanísticas para o desenvolvimento e crescimento da cidade até o ano de 2030.

Por contemplar ações em espaços públicos e privados da cidade, conta com a participação do poder público, das entidades e da sociedade civil. Além de determinar o modelo de concepção urbana, define a forma de ocupação, o adensamento, a localização dos equipamentos públicos e urbanos, os usos dos espaços e a preservação das áreas verdes.

Diante do processo de revisão das diretrizes que visam o desenvolvimento equilibrado e moderno da capital paulista, “o webinar é uma oportunidade para que engenheiros, arquitetos e urbanistas possam se atualizar sobre o Plano Diretor e se prepararem para os futuros projetos de melhoria na estrutura urbana”, informa Albano.

Os interessados em acompanhar o debate devem fazer inscrição pelo e-mail eventos@ibape-sp.org.br. O webinar é gratuito e será realizado via Zoom com transmissão no canal do IBAPE-SP no YouTube.

Serviço

Webinar – “Conceitos Urbanístico do Plano Diretor de São Paulo”

Quando: Sexta-feira (28), às 16h.

Inscrições: eventos@ibape-sp.org.br

Gratuito.

Participantes:

Dr. César Azevedo é formado em Direito pela Universidade Paulista (UNIP). É o atual Secretário de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura de São Paulo e um dos responsáveis pelo processo de revisão do Plano Diretor. Já atuou como Secretário de Gestão e Chefe de Gabinete Municipal. Foi Diretor e Chefe de Gabinete da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/SP), Assessor Chefe do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (IPEM) e Diretor Administrativo da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano.

Dra. Juliana Marques é formada em Arquitetura e Urbanismo, doutora pela FAU-USP, com estágio de pesquisa no Department of Urban Studies and Planning do MIT (2008). É co-autora do livro “Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes” (2012) e “Comunidades Planejadas” (2015). Atua como consultora em desenvolvimento urbano e legislações urbanísticas nas cidades brasileiras, buscando alinhamento entre as pesquisas acadêmicas, as práticas de mercado e as diretrizes do poder público. Nos últimos anos se especializou na temática das relações entre as crianças e as cidades com o projeto Cidadeiras.