Não são poucas as pessoas que precisam de dicas de organização para melhorar o desempenho no Home Office. Afinal de contas, quase metade de todas as empresas do país adotaram esse método de trabalho durante a pandemia do novo coronavírus, com resultados de produtividade variados: alguns resultados mostraram melhoria, enquanto outros mostraram perda de produtividade.
Dito isso, o fato é que a produtividade de um profissional no Home Office depende muito dos seus equipamentos e da decoração do seu arredor. Afinal de contas, a produtividade está diretamente conectada à sua capacidade de concentração e o seu ambiente tem grande influência nisso. Portanto, saber como organizar o escritório em casa é um dos passos para garantir um bom ritmo de trabalho nesse modelo.
Quer ver algumas boas dicas de organização para melhorar o desempenho no Home Office? Então siga a leitura do artigo abaixo para entender como aumentar sua produtividade apenas com a sua decoração interna!
5 dicas de organização para melhorar o desempenho no Home Office
1. Tenha uma boa cadeira
Uma das principais dicas de organização para melhorar o desempenho no Home Office é ter uma boa cadeira para trabalhar. Muitas pessoas negligenciam o efeito que uma ótima cadeira faz em nossa postura e produtividade, especialmente quando fazem a transição de trabalhar em um escritório para trabalhar em casa.
Quem nunca se preocupou com isso acha que a cadeira de casa, daquelas da mesa de jantar mesmo, é o suficiente para trabalhar bem. Ou pior: acham que basta sentar no sofá para poder trabalhar de forma produtiva.
Não é assim. A cadeira inadequada acaba por causar dores nas costas, perda de concentração e falta de produtividade. Por isso, não se furte de investir um bom valor em uma cadeira adequada para poder trabalhar bem.
2. Evite acumular coisas na sua mesa
A falta de organização física no seu ambiente de trabalho costuma se refletir negativamente na sua falta de organização ao trabalhar. Isso pode ser visto, por exemplo, na quantidade de coisas acumuladas em cima da sua mesa.
A situação fica pior quando trabalhamos em Home Office, pois a mesa de trabalho costuma ser a mesma mesa da sala, por exemplo. Nesse caso, sempre que chegamos da rua, colocamos a chave ali, a bolsa e outros itens. Essa desorganização afeta a sua concentração ao trabalhar.
Por isso, trate a sua mesa de trabalho como se fosse a mesa do seu escritório. Mantenha-a sempre organizada, sem itens e sem bagunça. Isso ajudará a produzir mais.
3. Tenha um método de trabalho
Uma das melhores maneiras de manter um bom ritmo de trabalho e uma boa produtividade é ter uma rotina específica para lidar com as suas tarefas. Quanto mais você usá-la, melhor será.
Uma das melhores rotinas para o Home Office é a técnica de Pomodoro. Ela foi inventada na Itália e consiste em fazer pequenas sessões de trabalho intenso durante 25 minutos, com folgas de 5 minutos entre elas. Depois de fazer 4 repetições, o usuário tira uma folga maior, de 15 minutos.
A ideia é dividir o trabalho do dia em pequenas demandas para organizar melhor tudo e conseguir dar conta sem tanta dificuldade.
4. Liste as tarefas do dia
Para ajudar a controlar as demandas do dia e a sua produtividade diária, uma ótima dica é comprar um caderno de disco ou uma agenda básica e anotar todas as tarefas que você terá de fazer naquele período.
Conforme você for dando conta das demandas, risque a tarefa da lista até terminar o dia. Esse processo dará uma sensação gostosa de dever cumprido e aumentará sua produtividade. Afinal, você usará o mecanismo de recompensa do seu cérebro para “hackear” a sua produtividade, por assim dizer.
Existem muitos aplicativos que ajudam nisso, mas fazer esse processo digitalmente não tem o mesmo efeito de fazê-lo fisicamente. Por isso, se puder escolher, faça no caderno.
5. Comece pelas tarefas menores
Por fim, quando for começar a lidar com as suas tarefas do dia, comece sempre por aquelas que são mais rápidas de fazer. Isso dará um boost na sua moral e produtividade, pois você se sentirá mais eficaz e já terá aquelas recompensas no seu cérebro para manter o ritmo.
Se você começar com as tarefas maiores, ficará mais cansado e estafado antes de chegar nas menores, que vão se acumulando e ficando para o dia seguinte, atrapalhando todo o seu planejamento.
Pronto! Com essas dicas de organização para melhorar o desempenho no Home Office, sua produtividade vai aumentar consideravelmente nesse ambiente caseiro. Só lembre-se de colocar em prática todas as dicas mencionadas e não esqueça de fazer uma análise constante do seu desempenho para saber o que deve ser melhorado e onde estão os elementos que geram mais dificuldade para a sua produtividade.
E aí, gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!