Cada vez mais as empresas estão utilizando novos termos na hora de fazer a contratação dos funcionários. Isso porque, não há dúvidas de que todo o cenário econômico e corporativo também mudou.
Se antes bastava cada um saber da sua área, hoje temos a necessidade de todo mundo entender um pouco de tudo. Os profissionais estão cada vez mais com conhecimentos em formato de T, que nada mais é do que um profissional que sabe de várias coisas, e tem a especialização em uma.
Tudo isso só acontece porque hoje as áreas de uma empresa precisam estar em sintonia e conversar entre si.
Antes, a área de marketing só precisava saber de marketing. Hoje o marketing precisa saber de análise de dados, conversar com a equipe de vendas, montar dashboards, e entender até mesmo dos produtos ou serviços que estão sendo oferecidos pela empresa.
Sendo assim, em vez de simplesmente contratar pessoas que sabem apenas sobre a vaga que vão preencher, as empresas estão buscando profissionais com diversos conhecimentos. E é aí que entram as Hard Skills e as Soft Skills.
O que são Hard Skills?
As hard skills são os conhecimentos técnicos que você tem. Ou seja, se você está se candidatando para uma vaga de programação, são os conhecimentos de linguagem de programação que você possui.
As hard skills nem sempre são apenas sobre a habilidade técnica relacionada ao cargo que você vai ocupar. Você pode saber sobre linguagens de programação, que é relativo ao cargo que você vai ocupar, mas também pode ter algum conhecimento em marketing, o que significa que você poderá considerar o seu conhecimento em marketing também como uma hard skill.
O que são Soft Skills?
Já as soft skills são conhecimentos que estão mais relacionados com o comportamento e com a inteligência emocional. Por exemplo, se você é alguém que é empático, essa é uma soft skill.
Saber controlar suas emoções, ser empático, saber se comunicar, tudo isso são soft skills que normalmente são muito apreciadas no ambiente corporativo.
Como aprender as hard e soft skills
Normalmente só vemos vários cursos falando sobre as hard skills, e aí é bem fácil, já que basta você escolher qual tipo de conhecimento te agrada e depois escolher o curso que vai fazer.
Já as soft skills já são um pouco mais complicadas, já que dificilmente veremos algum curso de empatia, por exemplo.
Mas, existem alguns cursos, como por exemplo o curso de Educação Executiva que pode te ajudar a conseguir tanto algumas hard skills quanto soft skills.
Além disso, também existem alguns passos fáceis, mas não tão simples, para quem está buscando conseguir mais soft skills.
Como as hard skills são muito mais simples de encontrarmos cursos para serem feitos e consequentemente conseguir o conhecimento, nós vamos focar aqui em te falar como conseguir algumas soft skills.
Autoconhecimento
Uma das formas mais fáceis de conseguir melhorar a sua inteligência emocional é através do autoconhecimento.
Você não consegue controlar os seus sentimentos se você não os conhece.
Saber o que você está sentindo e o que motivou tal sentimento é muito importante para você conseguir controlar e saber exatamente quais gatilhos que ativam os sentimentos e assim conseguir manter as coisas mais sob controle.
Empatia
Outra soft skill que é muito valorizada pelas empresas é a Empatia. Ser empático significa conseguir se colocar no lugar do outro e tentar, de alguma forma, entender suas motivações e os motivos pelos quais essa pessoa está agindo desse jeito.
Muitas vezes, no ambiente de trabalho, iremos conviver com pessoas muito diferentes da gente. Que possuem vivências totalmente diferentes e consequentemente reagem e pensam diferente também.
Ter empatia vai te ajudar a se relacionar bem e entender as diferenças.
Conviver bem com todo o tipo de pessoa é um ótimo indicativo de que você está preparado para alçar voos maiores dentro da empresa, então, se você está querendo uma promoção, essa é uma das soft skills mais indicadas para você.
Comunicação
Você já deve ter percebido que praticamente todos os conhecimentos que estão dentro do que chamamos de soft skills são correlacionados.
A comunicação está altamente relacionada com a Empatia e com certeza ser empático vai te ajudar a se comunicar melhor.
Mas, além da empatia, aprender técnicas de comunicação pode te ajudar a chegar em outro nível.
É importante ressaltar que se comunicar não é somente saber falar, mas também saber ouvir e entender o que os outros têm a dizer.
Ao desenvolver a sua comunicação, saiba que você vai precisar treinar mais a sua escuta do que a sua fala.
Agora você já sabe as diferenças entre as soft skills e as hard skills e como conseguir desenvolver essas habilidades tão úteis no ambiente corporativo.