O portfólio de serviços reforça a conexão da empresa com as atuais necessidades de mercado
Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) mostram que entre 2012 e março de 2021, houve investimentos privados superiores a R$ 41,5 bilhões na geração de energia solar fotovoltaica, o que revela que esta alternativa tem ganhado espaço nos últimos dez anos. O sistema prevê uma diminuição de até 90% do valor da conta de luz, de acordo com representantes do setor, e deve seguir em crescimento, segundo as expectativas do mercado.
O Grupo Açotubo, maior distribuidor de produtos siderúrgicos da América Latina, oferece uma série de soluções para o mercado de energia alternativa. O portfólio de serviços mostra que a empresa está conectada às necessidades de mercado. Prova disso, no ano passado, a Açotubo por meio da Soluções Integradas, uma de suas unidades de negócio, firmou parceria com a STI Norland, empresa espanhola considerada uma das referências no segmento de energia solar, para fornecer peças estruturais dos trackers utilizados em diversos parques solares.
“O setor segue em plena expansão, em especial na geração de energia alternativa com destaque para a solar e a eólica. Para atender este segmento, o Grupo tem efetuado diversos investimentos em modernização e ampliação das plantas, visando corresponder a alta demanda projetada, sem abdicar do atendimento nos campos em que já possui posição consolidada, como fundação de subestações e as torres de transmissão”, explica Marcelo Starling, Gerente Comercial de Energia e Engenharia da Incotep Sistemas de Ancoragem, empresa do Grupo Açotubo.
“Para este segmento, a Incotep, oferece soluções de fundação para torres de linha de transmissão, subestações de energia, parques solares e torres eólicas, para os mais variados tipos de solo e cargas” complementa.
Starling também revela que, para este ano, está previsto um investimento para ampliar a oferta de serviços para o setor de energia alternativa, em especial para a linha de locação e testes, com a inauguração do “Centro de Testes e Serviços Francis Jones”. Além disso, serão lançadas, ao longo do ano, novas linhas de materiais que utilizam aços de alta performance, reduzindo o consumo de aço nos projetos.