GetNinjas: Busca por psicólogos cresce mais de 10 vezes no pós-pandemia

GetNinjas: Busca por psicólogos cresce mais de 10 vezes no pós-pandemia

Comparativo feito entre 2022 e 2019, pelo GetNinjas, mostra que brasileiros estão lidando com os danos à saúde mental causados pela covid-19

Quando as medidas de restrições foram implementadas, um discurso otimista de que as pessoas sairiam melhores da pandemia circulou. Apesar do otimismo, os dois anos que se seguiram desgastaram a saúde mental de muitos. Segundo a OMS, casos de depressão e ansiedade cresceram 25% no primeiro ano da crise sanitária. A situação é ainda mais preocupante no Brasil, país que, antes mesmo da covid-19, já era o mais ansioso do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Entretanto a pauta da saúde mental ganhou ainda mais força em 2020 e a demanda por profissionais de tal área aumentou.

Ao perceber essa tendência, o GetNinjas, maior aplicativo para a contratação de serviços do país, incluiu a Psicanálise no seu catálogo em 2020; já no primeiro semestre do ano, esse foi o terceiro serviço mais procurado da categoria de Saúde da plataforma. A busca por psicanalistas ficou atrás apenas dos pedidos para psicólogos e terapeutas ocupacionais, que ocuparam, respectivamente, o primeiro e segundo lugar no ranking. Inclusive, em comparação com o primeiro semestre de 2019,  o volume de solicitações para atendimento psicológico cresceu 584% no mesmo período de 2020.    

Dois anos depois, a Psicologia continua a ser o serviço mais demandado pelos consumidores da categoria de Saúde. Em comparação com o primeiro semestre de 2019, o volume de pedidos voltados para psicólogos cresceu 1261% nos primeiros seis meses de 2022. O que mudou este ano é que a Psicanálise caiu algumas posições e está em quarto lugar do ranking de serviços de saúde mais procurados, atrás de outros profissionais como terapeutas alternativos e hipnoterapeutas. Segundo a plataforma, o número de pedidos para hipnoterapia aumentou 177% em comparação com 2021. 

“Sendo assim, é possível afirmar que, no decorrer da pandemia e até este momento pós-pandêmico, o interesse pela manutenção da saúde mental continua em alta. Entretanto vemos que esta tendência ganha um contorno mais subjetivo, pois os consumidores agora buscam serviços, profissionais e tratamentos alternativos”, contextualiza Sandya Coelho, Diretora de Comunicação do GetNinjas. Uma informação da plataforma que reforça a análise é o crescimento que a demanda pelo serviço de terapias alternativas teve entre 2019 e 2022. Segundo o GetNinjas, a procura aumentou mais de 140% no período.       

No GetNinjas, é possível encontrar mais de 500 tipos de serviços, que são oferecidos por mais de 4,1 milhões de profissionais cadastrados na plataforma. Desde  bandas e cantores, buffet completo, churrasqueiro até pintores, advogados, diaristas e muito mais .

Para mais informações sobre a contratação de serviços, baixe o aplicativo “GetNinjas: Clientes”, disponível nas versões Android e IOS, e faça seu cadastro. Em seguida, é só escolher o tipo de serviço que deseja, e contar mais detalhes sobre a solicitação. Ao concluir o pedido, é possível acompanhar o status da solicitação em tempo real enquanto aguarda o contato de até quatro profissionais para realizar a negociação e escolher qual deles pode atender melhor a demanda.

Sobre o GetNinjas

Disponível nas plataformas digitais – Android, iOS e web, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil, listado no Novo Mercado da B3 (NINJ3). Em 2022, a companhia venceu o Prêmio Consumidor Moderno, no segmento Serviços de Tecnologia. Além disso, foi listada no ranking inédito Negócios em Expansão da revista Exame e reeleita Top10 em Economia Colaborativa pelo iBest 2022. Em 2021, a empresa foi listada pela Exame Maiores e Melhores 2021 no Setor de Tecnologia, venceu o Prêmio Reclame AQUI na categoria Classificados e foi eleita Top3 do iBest 2021. Possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis em todo o território brasileiro, que são realizados por 4,1 milhões de profissionais cadastrados em diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas e eventos, que atendem de forma presencial e remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.