Dicas práticas de como aplicar estratégias de gestão financeira no seu negócio.
A gestão de uma empresa envolve a administração de recursos financeiros, humanos e operacionais. Quando se trata de finanças, seja gestão financeira de uma clínica médica, de um pequeno negócio ou de uma grande corporação, é necessário estar atento a boas práticas de gerenciamento.
Com a saúde financeira em dia, a empresa consegue mitigar riscos, manter o controle das operações e ter condições de estabelecer estratégias para o crescimento do negócio.
A importância da gestão financeira empresarial
A gestão financeira consiste na adoção de práticas voltadas para a análise, planejamento e execução de ações voltadas para as finanças do negócio.
Portanto, consiste em práticas que incluem a precificação de produtos e serviços, o gerenciamento do fluxo de caixa, o pagamento dos colaboradores e todas as demais medidas necessárias para administrar os recursos financeiros de uma empresa.
Com uma boa administração financeira a empresa se mantém em segurança e tem condições de iniciar investimentos direcionados para a expansão das suas operações.
Quando o gestor tem um controle adequado das contas, ele consegue facilmente identificar os pontos de risco e necessidade de melhoria, bem como as expectativas financeiras para os próximos meses.
Como fazer uma gestão financeira eficiente
Para você adotar boas práticas de gestão, é necessário conhecer as principais rotinas de gerenciamento financeiro de uma empresa. A seguir, falamos melhor sobre cada uma delas.
Planejamento financeiro
Sem um planejamento financeiro não é possível fazer uma administração financeira empresarial eficiente. O planejamento é um meio de organizar as finanças, estabelecer expectativas de vendas e maneiras de garantir uma boa rentabilidade para a empresa.
Quando o gestor faz um bom planejamento financeiro ele consegue entender quais são as expectativas de recebimento, como o dinheiro será usado e de que forma os recursos podem ser aplicados como meio de ajudar no crescimento do negócio.
Fluxo de caixa
Dar uma atenção especial ao fluxo de caixa é a primeira medida de gestão que você precisa adotar. Ela é, sem dúvida, uma das práticas financeiras mais importantes. Mas, o que é o fluxo de caixa?
Fluxo de caixa é uma atividade que consiste no registro de todas as entradas e saídas de dinheiro que acontecem na empresa. Até os pequenos valores precisam ser registrados. Você precisa saber onde está e para onde vai o dinheiro da empresa. Isso permite projetar os ganhos e gastos, garantindo previsibilidade e controle do dinheiro.
Capital de giro
O capital de giro é o total de recursos que a sua empresa tem, incluindo valores de caixa, recursos aplicados em produtos financeiros, produtos em estoque e valores a receber.
O capital de giro é tudo aquilo que tem alta liquidez e está disponível para uso. Com esse dinheiro você paga os funcionários, fornecedores, tributos e demais despesas do negócio.
O gestor financeiro precisa conhecer o seu capital de giro e entender se o faturamento e os recursos são suficientes para a manutenção das operações.
Controle das finanças
Outro conceito importante na gestão financeira empresarial, o controle de finanças está relacionado com práticas direcionadas para a análise de informações e dados que permitem atingir os objetivos estabelecidos no planejamento financeiro. Entre as práticas de controle de finanças, podemos destacar:
- organização e controle das contas as pagar e a receber;
- controle de despesas;
- controle das entradas e saídas diárias (fluxo de caixa);
- controle do estoque;
- análise das informações de fluxo de caixa e dos investimentos financeiros.
Com um controle financeiro adequado é possível ter mais segurança no processo de tomada de decisões. Isso significa que ele permite que você tenha mais previsibilidade com relação ao cumprimento de obrigações e o futuro da empresa.
Tributos
O recolhimento de tributos é outro aspecto que precisa ser analisado com atenção pelo gestor financeiro. É imprescindível manter em dia o pagamento de todas as obrigações tributárias da empresa.
O tipo de empresa e o regime de tributação definem quais são os impostos e tributos que devem ser pagos, a orientação para os gestores é que eles contem com o suporte de um contador de confiança.
Despesas com recursos humanos
Um dos grandes custos da empresa é com pagamento dos colaboradores. A contratação de funcionários deve ser planejada e estruturada, considerando não só o curso com o pagamento do salário, mas também as despesas com seleção de candidatos, capacitação e treinamento de colaboradores, benefícios, tributos, salário, custos com demissão, décimo terceiro salário, férias, horas extras, transportes e contribuições previdenciárias.
Os custos com contratação e manutenção do seu quadro de funcionários deve ser planejado e controlado, isso vai garantir a proteção da saúde financeira e continuidade das operações.
Como você viu, a gestão financeira empresarial tem uma série de conceitos e práticas que são importantes para o bom funcionamento das operações. Não deixe de buscar o suporte de um contador, já que essa figura é imprescindível para garantir o cumprimento das obrigações fiscais e tributárias do seu negócio.