Gestão de supermercados: dicas essenciais para ter sucesso

Gestão de supermercados: dicas essenciais para ter sucesso

Existem muitas dicas essenciais para ter sucesso na gestão de supermercados. Isso é especialmente verdadeiro, agora que a pandemia do novo coronavírus aumentou o faturamento desse tipo de negócios. Afinal, as pessoas passaram a comprar mais em mercados, uma vez que estão saindo menos de casa e comendo menos vezes em restaurantes, além de precisar fazer mais limpezas no próprio lar.

Por isso, esse é um ótimo momento para aprender como otimizar a sua gestão de modo a aproveitar essa onda de crescimento da melhor forma possível. Afinal, esse momento positivo pode ser o que faltava para elevar o seu supermercado de nível e introduzir novas formas de trabalho e de vendas dentro da empresa. Com esses cuidados, é possível aproveitar um momento que era para ser complicado e torná-lo um marco positivo para o seu negócio.

Quer saber como fazer isso? Então confira a seguir algumas dicas essenciais para ter sucesso na gestão de supermercados!

5 dicas essenciais para ter sucesso na gestão de supermercados

1. Tenha bons fornecedores

Um dos segredos para fazer uma boa gestão de supermercados é ter bons fornecedores de produtos e insumos. Afinal, a qualidade dos fornecedores significa a qualidade do mercado, mas também a sua flexibilidade para realizar determinadas ações ou estratégias.

Por exemplo, suponha que você queira fazer uma promoção de última hora para queimar o estoque do lote de um produto perto do vencimento. Vale a pena ter um fornecedor como a Visual Super, que poderá fornecer os equipamentos para os cartazes da promoção de maneira ágil e na escala que você precisar.

2. Invista em tecnologia

Uma das regras do mercado é que o investimento em tecnologia tende a gerar mais lucros e uma gestão melhor. Por exemplo, uma máquina de embalagens pode ajudar a aumentar muito o ritmo de produção de determinados itens vendidos no mercado. Isso poupa tempo e pode reduzir custos, o que melhora a gestão.

Portanto, é importante investir em novidades tecnológicas para o seu supermercado. Você já tem caixas de autoatendimento, por exemplo? Não são todos os públicos que gostam desse tipo de recurso, mas eles ajudam a reduzir os custos e a diminuir as filas do mercado.

Portanto, faça um mapeamento de pontos que poderiam ser otimizados com mais tecnologia e elabore um planejamento de como financiar essas inovações.

3. Crie novas fontes de renda

Uma lição básica de gestão em qualquer área é a de criar novas fontes de renda para o seu negócio. Na prática, isso significa diversificar as suas fontes de renda para poder ficar mais protegido contra crises específicas.

Por exemplo, os restaurantes que não tinham serviço de delivery tiveram uma queda considerável nessa pandemia do novo coronavírus e não conseguiram se recuperar. Só conseguiu ficar aberto quem já trabalhava com delivery e teve como continuar faturando enquanto a crise existia.

Em relação a um supermercado, é possível explorar outras fontes de renda como:

  • compras digitais para retirada na loja;
  • delivery de compras;
  • produtos próprios do mercado;
  • cursos e aulas com receitas culinárias, dicas de limpeza, etc.;
  • assinatura de cestas de produtos.

4. Tenha um sistema antidesperdício

Uma das principais fontes de gastos de um mercado está no desperdício de produtos. Às vezes, perdemos itens no armazenamento, no transporte e deixamos vencê-los nas prateleiras. É normal “perder” tudo isso em um mercado. No entanto, cada perda é um gasto extra para o mercado.

Portanto, é importante desenvolver um sistema antidesperdício para o seu supermercado, incluindo revisões de rotinas de manuseio de produtos, vistorias de datas de vencimento nas prateleiras e muito mais.

Esses cuidados reduzem os gastos via perdas e desperdícios e podem transformá-los em novas rendas, ainda que menores. Por exemplo, quando um produto estiver para vencer, vale a pena fazer uma promoção e vendê-lo com um grande desconto. Ainda que não seja o preço mais recomendado, é melhor do que perdê-lo.

5. Mapeie oportunidades de mudanças frequentemente

Um pouco acima, falamos sobre a importância de mapear oportunidades de inovações tecnológicas para instalar no seu mercado. No entanto, não pare por aí. Mapeie todas as oportunidades de mudança que encontrar no mercado, desde rotinas internas à organização da loja.

Faça pequenos testes A/B dentro da loja e veja qual opção traz um melhor custo-benefício para o mercado. Fazendo pequenos experimentos científicos, será possível encontrar a configuração mais adequada para que o negócio seja o mais eficiente possível.

Agora que você já dominou essas dicas essenciais para ter sucesso na gestão de supermercados, poderá gerenciar melhor o seu empreendimento e ter mais sucesso, explorando ao máximo as condições positivas atuais. Lembre-se de aproveitar o momento para instalar mudanças positivas, que ajudarão o seu supermercado a se manter relevante nos próximos anos.

Gostou do conteúdo? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!