O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, aponta que otimizar a utilização de energia é uma das principais prioridades dos responsáveis pelos Data Centers, mas esse objetivo ainda apresenta sérios desafios, uma vez que os gastos com eletricidade representam a maior fatia dos custos dos Data Centers.
De acordo com estimativas do Gartner, os gastos fixos com energia estão aumentando cerca de 10% ao ano, resultado de um maior custo por quilowatt-hora (kWh) e pela demanda subjacente especialmente por servidores de alto consumo de energia. Cerca de 10% dos gastos operacionais de um Data Center são com energia. Essa porcentagem subirá para 15% nos próximos cinco anos. Esses números serão apresentados em profundidade na Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações & Data Center 2017, em 25 e 26 de abril, em São Paulo.
O índice PUE (Power Usage Effectiveness, ou consumo eficiente de energia) tornou-se o padrão do mercado para medir a eficiência na utilização da energia dentro de um Data Center. No entanto, segundo Henrique Cecci, Diretor de Pesquisa do Gartner que participará da Conferência, embora a métrica do PUE tenha como foco o consumo eficiente de energia dos componentes do Data Center dentro da empresa, ela não oferece informações sobre a melhoria no nível dos equipamentos de TI.
“Na maioria dos casos, a melhora no consumo de energia dos aparelhos de Tecnologia da Informação pode resultar em uma melhoria como um todo”, diz Cecci. “Os responsáveis pelos Data Centers devem seguir cinco passos para maximizar sua eficiência e ter ainda como ‘Passo 0’ medir e monitorar a utilização de energia. Assim, esses aprimoramentos podem ser monitorados continuamente.”
Os cinco passos envolvem:
Melhorar o consumo de energia de TI
Como os sistemas de TI são os que mais exigem entrega de energia, os responsáveis pelos Data Centers precisam tentar diminuir a quantidade de energia (carga) que cada equipamento de TI consome. Como 60% dessa carga é utilizada pelos servidores, é importante tomar as seguintes medidas para ajudar a reduzir a energia que eles consomem: virtualizar e limpar as cargas de trabalho, suprimir tudo o que não é necessário, consolidar as máquinas virtuais, continuar a eliminar os servidores que estão ligados sem terem utilidade e substituir os servidores antigos por novos.
Aproveitar melhor o espaço no Data Center
Os Data Centers criados antes do surgimento da virtualização de servidores podem estar superestimados para as necessidades atuais dos equipamentos, sendo possíveis a redução da quantidade de aparelhos e a consequente diminuição de consumo.
Na Conferência do Gartner também serão debatidos os cuidados ao construir um novo Data Center. Os principais deles são: é preciso considerar a possibilidade de um design modular que o divida em partes individuais que possam ser continuamente atualizadas como parte de um projeto mais flexível e orgânico.
Otimizar a refrigeração do Data Center
Para atingir um nível mínimo de eficiência, os responsáveis pelos Data Centers devem garantir a adoção de algumas práticas básicas recomendadas no que se refere à refrigeração. Para começar, é preciso instalar economizadores. Nas regiões mais frias, esse tipo de aparelho pode melhorar o PUE substancialmente. Na maior parte da América do Norte, por exemplo, de 40 a 90% da refrigeração pode vir de fora ao usar economizadores de ar. É necessário também confinar os equipamentos e o calor. Estruturas isolantes podem guardar os equipamentos do Data Center, gerando mais aquecimento e jogando o calor para fora do prédio ou para aquecer outras partes do edifício. Além disso, é recomendado utilizar melhor os sistemas de ar-condicionado, desligando o aparelho periodicamente e usando uma fonte alternativa de refrigeração, como um otimizador de ar, ou variando continuamente a velocidade, o que ajuda a reduzir o consumo total de energia da unidade.
Eliminar a ineficiência na energia e refrigeração do Data Center
Os sistemas ultrapassados de geração de energia, como os no breaks (UPS), as unidades de distribuição de energia (PDUs) e os transformadores, podem impactar negativamente as relações do índice PUE. São necessários tempo e investimentos para avaliar a situação atual, os requisitos futuros e as alternativas modernas, mas isso normalmente gera um bom retorno em termos de melhor índice PUE e economia.
Utilizar ferramentas DCIM
O aperfeiçoamento para a eficiência do uso da energia pode ser alcançado pelo uso de softwares de gerenciamento de infraestrutura de Data Center (DCIM – Data Center Infrastructure Management), que oferecem o elo necessário entre as necessidades operacionais dos equipamentos de TI e as instalações físicas (controles do ambiente e do edifício).
Anote em sua agenda – Conferência Gartner Infraestrutura de TI, Operações & Data Center 2017
Data: 25 e 26 de abril (Terça e Quarta-feira)
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559, São Paulo/SP
Site: http://www.gartner.com/events/pt/la/data-center