Tema será um dos destaques do Gartner Symposium/ITxpo 2016, que acontece em outubro
O Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia, alerta que, apesar da crise, os CEOs (Chief Executive Officers) estão mantendo a transformação dos Negócios Digitais no rumo certo. Mesmo com os obstáculos econômicos que prevalecem, os líderes continuam comprometidos com seus planos de crescimento e de transformação de negócios digitais. A pesquisa completa de CEOs e líderes de negócio do Gartner será apresentada durante o Gartner Symposium/ITxpo 2016, que acontece entre 24 e 27 de outubro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel (SP).
“2016 é o ano da tenacidade digital para CEOs e para seus copilotos, os CIOs (Chief Information Officer). Embora as condições de negócios sejam desafiadoras, os executivos permanecem confiantes o suficiente para sancionar investimentos estratégicos, particularmente quando se trata de transformação de negócios digitais”, afirma Mark Raskino, Vice-Presidente e Membro do Gartner.
O Gartner afirma que CEOs e CIOs devem proteger ativamente e visivelmente as iniciativas de mudança de negócios digitais. “Considerando a desaceleração econômica, os executivos precisam fazer como motoristas de corrida de carros em curvas, entrando em direção a ela de forma um pouco mais agressiva e acelerando para saírem mais rápido que seus concorrentes”, afirma. “As ultrapassagens representam a busca e a aplicação de recursos genuinamente novos para melhoria da produtividade na transformação de negócios digitais”.
Não é mais difícil imaginar como cada setor será digitalmente reconquistado
A maioria das empresas chegaram à conclusão que a mudança digital é um fator macro que gera impacto na estratégia da sua indústria. As organizações que decidem melhorar sua capacidade entendem que precisam de um novo tipo de liderança. Para garantir que permaneçam comprometidos com os planos de transformação dos negócios digitais, mais CEOs estão escolhendo comandar a mudança digital nos negócios. O estudo do Gartner descobriu que CEOs entendem que os negócios digitais são substanciais o suficiente para garantir que sejam liderados pessoalmente. A pesquisa mostra que o CIO é o próximo líder mais provável, quando CEOs decidem delegar responsabilidades principais.
O aumento no número de CEOs comandando a mudança digital faz sentido considerando que metade dos executivos entrevistados espera ver uma transformação digital substancial em seus setores dentro de cinco anos. “Não é mais difícil imaginar como cada segmento será digitalmente reconquistado”, afirma Raskino. “Existem inúmeros exemplos — tais como carros de condução automática, o aumento da cadeia de blocos na área bancária, a revolução do cigarro eletrônico no tabaco e o impacto potencial da Internet das Coisas impulsionou a ciência de dados em seguro. CEOs em outros setores que ainda não viram o topo de seus próprios tsunamis digitais estão buscando o horizonte para isso”, diz o analista do Gartner.
Um copo quase cheio
Uma das descobertas mais surpreendentes do estudo do Gartner é que os CEOs parecem ver a digitalização como uma força positiva e não destrutiva. Eles utilizam a visão do copo metade cheio em sua “interferência” quando medidos na moeda mais importante do negócio: o lucro.
“Seria ingenuidade acreditar que toda empresa possa atuar de forma isolada, pois os métodos digitais redefinem simultaneamente como os mercados operam os ecossistemas. Indústrias digitalmente maduras não se sentem implicitamente mais lucrativas para a maioria dos participantes do mercado, mesmo que alguns proprietários de plataformas obtenham sucesso a partir da mudança”, afirma Raskino.
“Por outro lado, os negócios digitais não precisam ser um jogo com somatória zero. Quando assumimos o digital para o centro de cada produto e serviço, existe a possibilidade de mover muito mais setores em direção ao ritmo de avanço da Lei de Moore, aumentando o total de valor criado”, explica Raskino. “De forma simplista, a torta deve ficar maior.”
“Acreditamos que muitos CEOs ainda erram ao diferenciar negócios eletrônicos (canais de vendas eletrônicas e marketing) e os verdadeiros negócios digitais — o que distorce as fronteiras entre os mundos físico e digital, resultando na transformação de produtos e serviços”.
Esse cenário totalmente novo será apresentado durante o Gartner Symposium/ITxpo 2016. Até 16 de setembro, as inscrições para o Gartner Symposium/ITxpo 2016 estão com desconto de R$ 675,00. Há preços diferenciados para profissionais do setor público e descontos para grupos. Interessados devem contatar o Gartner pelo e-mail brasil.inscricoes@gartner.com, pelos telefones (11) 5632-3109 e 0800-744-1440 ou pelo site: gartner.com/br/symposium.
Anote em sua agenda – Gartner Symposium/ITxpo 2016
Data: de 24 a 27 de outubro de 2016 (Segunda a Quinta-feira)
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel – Av. das Nações Unidas, nº 12.559, São Paulo/SP
Site: gartner.com/br/symposium
Sobre o Gartner Symposium/ITxpo 2016
O Gartner Symposium/ITxpo é o mais importante encontro de CIOs e executivos estratégicos de TI. O evento traz conteúdo independente e objetivo com a autoridade do líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia e fornece acesso às mais recentes soluções dos principais fornecedores de tecnologia. O Symposium/ITxpo anual do Gartner é um componente essencial dos esforços de planejamento dos participantes. Eles contam com insights sobre como suas empresas podem utilizar a tecnologia para atender aos desafios dos negócios e aprimorar sua eficiência operacional. Para mais informações, acesse gartner.com/br/symposium.
Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é líder mundial no fornecimento de pesquisas e aconselhamento imparcial em tecnologia. Fornece análises de TI para seus clientes fazerem as escolhas certas todos os dias. De CIOs e diretores de TI em corporações e agências governamentais a líderes em empresas de alta tecnologia e telecomunicações, passando por investidores deste mercado, o Gartner é parceiro indispensável para cerca de 10.000 diferentes companhias. Por meio do Gartner Research, Gartner Executive Programs, Gartner Consulting e Gartner Events, trabalha com cada cliente para pesquisar, analisar e interpretar o negócio de TI dentro do contexto de seu papel individual. Fundado em 1979, o Gartner tem sede em Stamford (Connecticut – EUA) e possui mais de 8.100 associados, sendo mais de 1.700 analistas de pesquisa e consultores, e clientes em 90 países. No Brasil, o Gartner está presente com as unidades Gartner Research, que oferece pesquisas e aconselhamento para profissionais, fornecedores e investidores de TI; Executive Programs, com grupo de CIOs alimentado pelo conteúdo Gartner com cerca de 3 mil membros em todo o mundo; e Eventos, com conferências e Symposium. Para obter mais informações, visite www.gartner.com.