Escolinha de Futebol Menina Olímpica alimenta o interesse pelos estudos de crianças a partir dos 5 anos
A educação é a grande bandeira da Escolinha de Futebol Menina Olímpica. O projeto, criado em abril deste ano pela Associação Menina Olímpica (AMO), possui núcleos nos municípios de Maracanaú e Caucaia, no Ceará, e promove uma série de ações para incentivar meninas de 5 a 17 anos a se dedicarem aos estudos. Atualmente, o projeto atende 144 alunas de escolas públicas.
Em campo, além do desenvolvimento de habilidades técnicas e coordenação motora, as atletas mirins aprendem valores importantes como determinação, disciplina, respeito e trabalho em equipe.
“As meninas são em sua maioria iniciantes, nunca tinham participado de nenhuma atividade visando o desenvolvimento técnico. Também estamos trabalhando com exercícios lúdicos, para reforçar a interação, o senso de equipe e o interesse pelos estudos”, conta Chagas Ferreira, presidente da AMO. “É notório o aumento da autoestima das alunas e até de seus familiares. Temos depoimentos de mães falando da melhora das notas escolares das meninas e seu desenvolvimento em sala de aula”, acrescenta.
Recentemente, as jovens receberam a visita de um dos grandes nomes do triathlon: Juraci Moreira. Com três Olimpíadas no currículo, o ex-atleta foi ver de perto a evolução das alunas do projeto.
“O que eu mais gosto de ver, nessas visitas, é a evolução individual das alunas e o desenvolvimento do grupo. É muito bom observar meninas que chegaram sem saber nada e adquirirem novas habilidades a cada dia, ver o quanto melhorou a socialização das crianças e os laços de amizade que vão se formando”, destacou o padrinho.
A Sumitomo Chemical é uma das patrocinadoras da Escolinha de Futebol Menina Olímpica. A companhia acredita no fomento da prática esportiva entre as mulheres, na formação e inclusão de pessoas de baixa renda por meio do esporte, além da equidade de gênero, incentivando a habilidade feminina em esportes antes dominados por homens. “Em um momento que se fala tanto de protagonismo feminino, enxergamos nesta iniciativa uma excelente oportunidade para essas meninas, porque aliado à dedicação ao futebol, outros valores importantes também são estimulados”, comenta Andrea Oliveira, Diretora de RH e General Affairs para América Latina da Sumitomo Chemical.
O projeto tem execução da Associação Menina Olímpica e captação da BG Soluções Sociais. Outros patrocinadores são Dass, DSM, Osasuna, Máquina Agrícola, Durametal, Hope, Kolosh e Delfa.
Sobre a AMO
A Associação Menina Olímpica busca a inserção das mulheres na sociedade por meio do esporte. Idealizada em 2006 pelo ex-jogador Chagas Ferreira, trabalha com atletas de 8 a 35 anos. Como time profissional, disputa todos os campeonatos da Federação Cearense de Futebol nas categorias adulta, Sub-20 e Sub-17. A entidade também desenvolveu parcerias com o Fortaleza, em 2018, e com a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará – EAMCE/Marinha do Brasil, de 2016 a 2018, para a formação de equipes femininas. A partir de 2021, com o patrocínio da MOB Telecom, o time principal passou a se chamar Menina Olímpica Brasil – MOB.
Sobre a Sumitomo Chemical
Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas químicas do mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 32 mil funcionários. Na América Latina opera com soluções para agricultura, nutrição animal e saúde ambiental com o objetivo de promover o bem-estar oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade. No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP) e um complexo industrial em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. Firmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a companhia é signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030.