Após passar a gestão do Grupo para a segunda geração, irmãos Bassi assumiram comando de outras duas empresas também conhecidas por sua excelência
Os irmãos Luiz E. Bassi, José A. Ribamar Bassi e Wilson D. Bassi, fundadores do Grupo Açotubo, maior distribuidor de produtos siderúrgicos da América Latina, carregam no sangue o espírito empreendedor. Após passar o bastão do Grupo Açotubo para a segunda geração, que recebeu dos fundadores uma empresa capitalizada, sem endividamento e com planos de crescimento e internacionalização, os sócios seguem à frente de duas empresas, também conhecidas por excelência: a Trialle Incorporação e Construção e a Tirreno Finanças e Negócios.
A Trialle opera no mercado imobiliário industrial com compra, venda e locação e participação, além da parceria em empreendimentos como construções de galpões logísticos, built to suit, projeto feito para atender as necessidades do locatário, e Sales Back, negociação que envolve a compra de galpões por tempo determinado, com a possibilidade de revenda do espaço para o proprietário ou renovação de contrato.
Já a Tirreno Finanças e Negócios é uma consultoria especializada no mercado de recebíveis, que oferece atendimento personalizado aos clientes de médio e grande porte dos setores industrial, comercial e de serviços, com a disponibilização de recursos, concessão de créditos, antecipação de contratos e securitização de recebíveis.
Investimentos no aperfeiçoamento das operações, capacitação dos colaboradores e o desenvolvimento de novas parcerias vêm contribuindo para a expansão do Grupo Açotubo, atualmente composto pelas empresas Açotubo, Incotep, Artex LTDA, Trialle Incorporação e Construção, Tirreno Finanças e Negócios, e, recentemente, com a VTI (joint-venture com a Vallourec) e a peruana SPG.
“Lembramos do início do Grupo Açotubo, em um galpão de 250 m2, até hoje nos orgulhamos de ter uma empresa que sempre preservou pela qualidade, seriedade e que nunca liquidou um título em atraso”, destaca Wilson Bassi.
A renovação da gestão do negócio com a segunda geração da família Bassi e a manutenção dos fundadores da empresa no conselho administrativo têm sido fundamentais para consolidar este crescimento exponencial. Neste sentido, o papel do conselho tem contribuído diretamente para o fortalecimento das estratégias de mercado, inovação e a constante busca por melhorias.
Com 48 anos de atuação, e o reconhecimento do mercado, o Grupo Açotubo que dobrou o faturamento nos últimos dois anos – e encerrou 2021 com receita de R$ 2 bilhões – segue com a estratégia de expandir suas operações pelo Brasil e América Latina, com o conselho administrativo Formado por Luiz E. Bassi, José A. Ribamar Bassi e Wilson D. Bassi e mais dois profissionais externos Paulo Nunes e Luiz Turatti, fazendo o acompanhamento e a orientação para tomadas de decisões assertivas.
“Temos um Conselho muito atuante, que dá suporte ao Grupo em todas as áreas, ajudando na troca da geração, assim como na Governança Corporativa. O tempo passou, mas nós, membros, sentimos o mesmo prazer em atender os clientes e entregar soluções conforme suas necessidades”, conclui Luiz Bassi.