Fundação sem fins lucrativos de crédito educacional completa meio século de existência, com atuação consolidada em todo o País
Criada em 10 de junho de 1972, a Fundacred surgiu oficialmente no segmento de crédito educacional para pensar e trabalhar o acesso à educação no Brasil. A fundação sem fins lucrativos, com sede em Porto Alegre, completa 50 anos com uma atuação consolidada em todo o País. Neste ano, a Fundacred celebrará a data com diversas atividades previstas para acontecer ao longo de todo o dia 10, além de homenagens a todos os colaboradores que fazem parte da história da fundação.
Referência nacional no setor de crédito educativo, a Fundacred tem se destacado nos últimos anos com foco em ações inovadoras, como a digitalização total de seu sistema, e diversificação de produtos, como o segmento de crédito educacional também para alunos do Ensino Médio, além do Superior. O crescimento da organização nestas cinco décadas foi de extrema dedicação. Inicialmente, a fundação contava com três diretores e quatro funcionários, e toda a movimentação exigia arquivamento individual de documentos, datilografados em máquinas manuais. O crédito era denominado como Bolsa Retroativa de Estudos. O fator de reajuste utilizado na época era o salário mínimo. O bolsista recebia de 1 a 3 salários mínimos semestrais e devolvia o mesmo valor em 12 parcelas fixas mensais (pagamento feito por carnê). Não existiam taxas.
Os anos da década de 1980 e os altos índices inflacionários impactaram a Fundacred diretamente. Não existiam fatores de reajustes mensais para recuperação de créditos, o que acarretava uma grande redução na parcela na hora do ressarcimento, tornando as operações praticamente inviáveis. E logo começaram a entrar os planos econômicos. “Era preciso a recuperação de 17 alunos para ofertar crédito para 1. A gráfica APLUB elaborava as vias dos contratos de forma antecipada, por lote de 40, 50 mil, e a cada mudança fiscal perdia-se em torno de 30 mil contratos. Como não havia concorrência no setor, a divulgação era realizada pelo Buzz marketing”, relembra o CEO da Fundacred, Nivio Delgado.
Na década de 1990 iniciou-se a implementação da informatização, sistema COBOL, com uma equipe específica para atender a fundação. Eram máquinas gigantes e os equipamentos ocupavam o andar inteiro da antiga sede. Nos anos 2000, na virada do milênio, a fundação mudou-se para o quarto e sétimo andar do atual edifício Fundacred. Na época, a mudança foi realizada pelos 17 colaboradores que atuavam na organização. Atualmente, a sede é de propriedade da fundação, que iniciou a aquisição pelo térreo e mezanino, após uma grande reforma.
A partir do ano de 2010, com a implantação do sistema de crédito educativo do governo, o número de ofertas aumentou exponencialmente, impactando novamente a organização. Prontamente, iniciou-se uma mudança na forma de atuar no mercado educacional, indo ao encontro das Instituições de Ensino Superior. Outras áreas, além da comercial, foram surgindo nessa esteira de modernização, utilizando todos os mecanismos e ferramentas que a tecnologia proporciona. Sempre atenta às demandas do mercado e da sociedade, a Fundacred viu a necessidade de expandir o seu alcance, auxiliando também os estudantes em carência financeira, com créditos voltados ao Ensino Superior, graduação e pós-graduação, como o CredIES, CredTEC, CredNEX, CredNEO, CredYES, o CredCORP e o +MAIS ACESSO.
Recentemente, a fundação foi certificada pelo quinto ano consecutivo como um ótimo lugar para se trabalhar de acordo com o levantamento do Instituto Great Place to Work (GPTW). Segundo o CEO da fundação, Nivio Delgado, as certificações e o ótimo ambiente de trabalho fazem da Fundacred um lugar de prosperidade e de desenvolvimento não só para os estudantes, mas também para os colaboradores. “Acreditamos que, através da forma colaborativa que a fundação atua, conseguimos estabelecer excelentes relações com todos os nossos funcionários. Incentivamos o desenvolvimento profissional da forma mais natural possível, gerando um ambiente agradável de trabalho e propiciando o crescimento profissional da equipe”, ressalta Nivio Delgado.
Atualmente, a Fundacred conta com mais de 180 colaboradores e 253 instituições de Ensino Superior conveniadas em todo o País, ampliando as oportunidades de desenvolvimento intelectual, profissional e social de mais de 100 mil estudantes. Segundo Nivio Delgado, o mesmo espírito de solidariedade contido naquele primeiro contrato, elaborado manualmente em 1972, se perpetua até hoje. “A fundação aposta no conceito de transformar vidas e na ideia de gerar a mobilidade social. O nosso trabalho não está limitado apenas à gestão de crédito educativo, ele vai além, e esperamos que continue sendo um agente de transformação para os próximos 50 anos”, afirma.
Sobre a Fundacred
Ao longo de mais de 49 anos de atuação no segmento de crédito educacional, a Fundacred, fundação sem fins lucrativos, vem ajudando a transformar o acesso à educação no Brasil. Com mais de 270 Instituições de Ensino Superior conveniadas em diversos estados, já modificou a realidade de cerca de 100 mil estudantes, apostando na educação como ferramenta de transformação e responsabilidade social. A Fundação é uma das certificadas pelo Instituto Great Place to Work, que anualmente reúne as melhores companhias para se trabalhar na opinião de funcionários e a partir da análise detalhada de cada setor. Desde 2017, a Fundacred fomenta e desenvolve iniciativas conectadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU, sendo também uma signatária do Pacto Global. Mais informações em: www.fundacred.org.br.
Mais informações à imprensa
Martha Becker Connections
Leonardo Prodanov | leonardo@marthabecker.com.br