O financiamento de automóvel atingiu uma marca histórica no Rio de Janeiro, no primeiro trimestre de 2021. Para se ter uma ideia, ele aumentou 7,5% na cidade maravilhosa, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da B3.
O crescimento ocorreu em virtude do aumento de financiamento de veículos usados. O número foi 18,4% maior que em 2020. Por outro lado, as negociações financiadas de automóveis 0km tiveram uma baixa de 10,3% no mesmo período.
De acordo com os dados da B3, o cenário do mercado fluminense apresenta um panorama diferente das outras regiões do país. Em algumas capitais houve diminuição ou um crescimento tímido na negociação de financiamentos.
O Rio de Janeiro teve resultados positivos em todos os tipos de automóveis, mas os carros mais velhos foram os grandes destaques. Na prática, os consumidores estão vendendo o seu veículo e garantindo a aquisição de um modelo usado e mais econômico para o seu bolso.
Comercialização de automóveis
A comercialização de automóveis usados aumentou 11,9% neste trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado no Brasil, de acordo com os dados
Federação das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto),
Os carros com mais de 13 anos foram os mais negociados entre os motoristas nesse trimestre, com aumento de 32,1%, comparado com o primeiro trimestre de 2020.
Já os veículos de 9 a 12 anos tiveram um aumento de 25,4% nas negociações, e os carros de zero a três anos 8,3%.Os automóveis de quatro a oito anos tiveram uma baixa de 1,6% no período.
Em um primeiro momento, os dados são otimistas. No entanto, ainda não podemos afirmar se as perspectivas são saudáveis para o mercado de veículos. Para chegar a uma conclusão mais precisa, é necessário avaliar os dados de abril e maio, além de verificar a recuperação econômica.
Os veículos mais negociados no país em março foram: GOL (69.488), Pálio (40.649), UNO (40.514), Fiesta (26.736 ), Celta (25.323 ), KA (24.344), ONIX (22.848), HB20 (22.679), FOX (22.412) e Corolla (20.709 ). Os dados são da Fenauto.
Condições de financiamento de automóveis
As condições de financiamento dos automóveis podem variar de banco para banco. Conheça abaixo as vantagens de cada um.
Banco do Brasil
Antes de negociar um financiamento de automóvel, é fundamental verificar a taxa de juros. No Banco do Brasil, a cobrança é a partir de 0,48% mensais. Ela muda conforme o perfil de cada consumidor. Existem ainda outros fatores que podem ser responsáveis por essas alterações, como o período de financiamento, o percentual de entrada e o ano do carro.
Para se ter uma ideia, você pode financiar até 100% do valor de mercado para carros novos e seminovos. Basta escolher aquele que tem mais ligação com o seu perfil.
Bradesco
Nessa instituição financeira, o período de pagamento pode ir de um a sessenta meses. Já a carência é de até 62 dias. E a taxa de juros é calculada a partir de 0,81% ao mês.
O valor do financiamento pode mudar de acordo com o nível do automóvel. Os veículos zero podem ser financiados até 100%. Já os carros de um a cinco anos podem ser financiados em até 80%. Os veículos de 6 a 12 anos podem ser financiados em até 70%.
Caixa Econômica
Se você pretende financiar veículos ou motos nessa instituição, a Caixa Econômica permite um financiamento de até 80%. A regra vale para automóveis novos e usados, tanto nacionais como importados. O percentual é alterado de acordo com o ano de fabricação e o relacionamento com o consumidor.
A instituição fornece taxas de juros pré-fixadas a partir de 1,49%. O valor é calculado conforme o prazo e quota de financiamento, ano de fabricação do automóvel e o relacionamento com o consumidor.
Você pode aproveitar as mudanças no mercado e adquirir carros em Porto Alegre.