Finanças para pequenos negócios: o que levar em conta?

Finanças para pequenos negócios: o que levar em conta?

Conheça os principais fatores para fazer uma boa gestão do seu negócio.

O empreendedorismo no Brasil é uma pauta que está em alta. Seja por necessidade ou idealismo, os brasileiros estão montando pequenos negócios e buscando atender às demandas dos consumidores no mercado. Prova disso é que 80% das empresas (3,9 milhões) que foram abertas em 2021 são MEIs (microempreendedores individuais). Isso é o que indica o Mapa das Empresas do Ministério da Economia. 

Em contrapartida, uma pesquisa do IBGE de 2020 aponta que 80% das micro e pequenas empresas criadas no Brasil não completam um ano e 60% não chegam a cinco anos de atividade. Um dos principais erros cometidos por pequenos negócios é a falta de gestão financeira. Não basta apenas ter maquininha de cartão e página nas redes sociais, se você não consegue vender a sua ideia e não controla as receitas e custos do seu negócio. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais de finanças para ter sucesso com um pequeno negócio e conseguir crescer no mercado. Confira as nossas dicas abaixo.

Invista na infraestrutura do seu negócio 

O primeiro passo é investir em infraestrutura. Para atender à demanda do seu público, é preciso ter uma boa estrutura de atendimento. Isso passa por contratar uma maquininha de cartão, contratar um software de gestão financeira e otimizar os custos operacionais do seu negócio. 

Para isso, uma forma de diminuir os custos de imediato é apostar em tecnologia. É possível fazer a gestão financeira do seu negócio com o uso de algumas ferramentas que substituem pilhas e pilhas de papel, por exemplo. 

Crie uma reserva de emergência 

Assim como é necessário ter uma reserva de emergência pessoal, a sua empresa também precisa ter uma reserva. É preciso entender que a sua empresa não está livre de crises e que a receita de um negócio oscila em diferentes momentos. 

Assim, ter uma reserva de emergência é essencial para que o negócio consiga persistir no mercado. Além da questão de crises e de oscilação de receita durante o ano, a empresa pode sofrer com imprevistos, como a quebra de algum equipamento essencial na produção, por exemplo. 

Separe as finanças pessoais das finanças da empresa

Esse é outro grande erro de pequenos empreendedores. Uma das ações mais importantes para as finanças do seu negócio é separar as suas contas pessoais das contas da empresa. 

Apesar de parecer simples, pode ser muito difícil para um empreendedor de primeira viagem separar sua vida pessoal da vida da empresa. A dica é buscar separar as contas e definir limites para as finanças da empresa. 

Dessa maneira, o empreendedor não deve apenas separar as contas, mas também detalhar outras questões, como pró-labore (salário do empreendedor), por exemplo. 

Mas não basta apenas separar, é preciso gerir e aprender a usar o dinheiro do negócio com assertividade, não usando-o para resolver problemas financeiros pessoais. 

Monitore o seu fluxo de caixa 

Um fator principal para as finanças do negócio é monitorar o fluxo de caixa. Se você não sabe o que isso significa, o fluxo de caixa é o controle de todas as receitas e custos do negócio. 

A maneira mais fácil de controlar o fluxo de caixa é um software de gestão financeira, mas, num primeiro momento, você pode controlar o fluxo do seu negócio por uma planilha de Excel, por exemplo. 

Anote todas as entradas e saídas, busque entender a dinâmica do negócio e comece a fazer uma previsão de custos e receitas da empresa ao longo do mês. 

Estude gestão empresarial 

A maioria dos empreendedores não possuem conhecimento sobre gestão financeira, mas esse é um conhecimento importante.

Você não pode simplesmente terceirizar a gestão do seu negócio, ainda mais quando se é um pequeno empreendedor. 

Por isso, busque por opções que te ajudem a entender sobre gestão e o que é essencial para que você aprenda a vender, precificar os produtos e serviços, entender os custos e as receitas da empresa. 

Apontamos no texto as questões principais para levar em conta na hora de fazer a gestão de pequenos negócios. Com as nossas dicas, será muito mais fácil ter uma gestão mais assertiva e agregar novos conhecimentos para ver o seu negócio crescer no mercado.