Comprou um guarda roupas pela internet e agora está em dúvida de como fazer a montagem? Aqui nesse artigo nós vamos te dar algumas dicas de como montar seu guarda roupa e ainda como tornar essa uma atividade prazerosa para toda a família.
A montagem dos móveis
Comprar um móvel novo sempre é algo legal. Envolve todo um planejamento de como o móvel ficará no ambiente, a escolha da cor, escolha do modelo, se realmente é um investimento que vai valer a pena, etc.
Antigamente, a escolha dos móveis era muito diferente. Os móveis eram feitos de madeira e você precisava ir até um marceneiro e pedir a ele. O marceneiro ia até a sua casa, escutava o que você queria, mostrava algumas outras opções e então ele começava a produzir o seu móvel, que depois chegava na sua casa já montado e pronto para ser utilizado.
Depois, começamos a ter os móveis de MDF, que eram escolhidos de forma padrão em lojas.
Essas lojas, muitas vezes, ofereciam a montagem do móvel como uma cortesia ao cliente.
Então você ia até a loja, comprava o móvel e assim que o móvel fosse entregue, um montador ia até a sua casa para fazer a montagem.
Mas a montagem desses móveis passou a se tornar algo complicado. O primeiro ponto é que a grande maioria desses montadores eram terceirizados, então ocorria muito problema deles não aparecerem na casa do cliente e o cliente acabar ficando bravo com a loja.
Outro problema bem comum era de quem era o responsável caso o móvel acabasse sendo danificado durante o processo de montagem.
Depois, com o aumento do número de pessoas que compram móveis online, o oferecimento da montagem acabou se tornando algo inviável.
Em algumas cidades muito grandes, você pode contratar a montagem (e pagar por ela) no momento da compra do móvel, mas isso só é possível em grandes centros, uma vez que a logística para ter profissionais em todas as cidades do Brasil seria algo muito inviável.
Conforme a possibilidade de comprar o móvel já montado para sua casa diminuiu, as pessoas começaram a procurar alternativas para que o móvel fosse montado com o menor custo possível.
A grande maioria das pessoas já compromete o orçamento na compra do móvel, então acaba não sobrando muito para contratar um montador depois.
Como montar móveis em família
Se você realmente avaliou todas as suas opções e decidiu que vai montar o seu guarda roupa em casa mesmo, no melhor estilo de Faça você mesmo, você vai precisar de algumas dicas, e dependendo da idade das pessoas envolvidas, talvez você precise também de alguma dose extra de paciência.
Separe todos os materiais
Apesar da grande maioria dos guarda roupas não serem muito difíceis de montar, é preciso ter as ferramentas corretas.
Uma parafusadeira pode fazer milagres nessa hora, então é melhor checar se você tem tudo antes de começar.
Se você não tiver alguma coisa, existem algumas lojas que fazem aluguel desses materiais, evitando que você tenha que gastar comprando o equipamento.
Já se você tiver em mente comprar vários móveis e ir montando você mesmo, o ideal é que você já faça o investimento completo e já compre o que será necessário, evitando ter que ficar refém das locadoras.
Prepare a família
Como a ideia é ser algo divertido para toda a família, já comece a preparar a família para a montagem!
Vocês podem separar algumas tarefas de acordo com a idade dos integrantes, lembrando sempre que se houver crianças pequenas, o ideal é que as crianças entendam que terá barulho e que o processo pode ser demorado.
Além disso, se as crianças forem muito pequenas, o ideal é que tenha algum membro da família para tomar conta delas também, já que elas podem ser cansar do processo e abandonar a missão no meio do caminho.
Começando a montagem
Sempre tire um tempo, antes de juntar todo mundo para ler o manual e checar que o responsável pela montagem entendeu tudo.
Normalmente a leitura do manual de montagem é a parte mais importante para que tudo ocorra bem.
Separe todas as peças em um momento calmo e já tenha em mente mais ou menos como você irá executar o projeto todo.
Fazendo isso, você diminui as chances de dar errado quando toda a família se juntar e a montagem do guarda roupa virar mais uma grande festa do que realmente um trabalho braçal.
Além disso, já tendo em mente o que precisa ser feito, você diminui as chances de se irritar com o barulho das crianças e acabar perdendo a paciência.
Dê a cada um uma função e mãos à obra, tenho certeza que o guarda roupa ficará lindo e vocês ainda terão ótimas lembranças de como foi o processo de montagem.
Não se esqueça de fotografar tudo para relembrar depois.