Iniciativa da startup Eu Me Banco visa preparar funcionários para exames das certificações CPA-20 e CEA – pré-requisitos para o novo mercado financeiro
A dinâmica de atendimento dentro das instituições financeiras vem mudando à medida em que aumenta o número de correntistas interessados em cuidar melhor do próprio dinheiro. O investidor nunca esteve tão bem-informado e exige o suporte de profissionais certificados para gerir suas aplicações.
O problema é que no Brasil estes profissionais representam a minoria e acendem o alerta dentro de bancos, cooperativas e corretoras de investimentos. Dados de novembro de 2020, publicados pela Anbima, mostram que somente 163.864 pessoas têm a certificação CPA-20 e 12.083 têm a CEA (que certifica especialistas em investimentos). Isso é grave se tratando de um país com mais de 209 milhões de habitantes, um universo no qual 42 milhões têm saldo aplicado em produtos de investimento (fonte: Raio-x do Investidor 2020) e 3,17 milhões são investidores na Bolsa de Valores.
Para diminuir a lacuna, a startup de educação Eu Me Banco inicia em fevereiro uma ação gratuita de capacitação dentro das instituições financeiras. O objetivo é oferecer aos profissionais aulas de preparação on-line, via Zoom, para os exames das certificações CPA-20 e CEA.
“Vamos disponibilizar duas aulas por semana, uma de CPA-20 e outra de CEA lecionadas ao vivo por um dos nossos professores, e acesso a um grupo específico da ação no Telegram. Nossa intenção é gerar valor para o mercado e aumentar a autoridade dos funcionários, sobretudo na área de investimentos”, explica o economista Fabio Louzada, CEO da Eu Me Banco e profissional com o maior número de certificações no Brasil – 8 ao total.
Colaboradores de bancos, cooperativas e corretoras de todo país que queiram se certificar podem se inscrever para ter acesso às aulas, sem custo, através do e-mail contato@eumebanco.com.br. Até o momento, profissionais do Sicoob e Órama Investimentos já têm aulas programadas. A princípio, a ação terá três meses de duração.
Para profissionais que queiram ir além e ampliar o conhecimento sobre o mercado, certificações, práticas comerciais e habilidades técnicas, a startup vai disponibilizar de 16/02 a 15/03 o curso “Os 4 pilares para se tornar especialista em investimentos”. O conteúdo será disponibilizado gratuitamente no aplicativo da Eu Me Banco para os alunos inscritos no site http://materiais.eumebanco.com.br/curso-gratuito.
Sobre as certificações
– CPA-20 (Certificação Profissional Anbima – Série 20)
Destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento.
– CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento)
Habilita profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimentos. Eles podem recomendar produtos de investimentos para clientes em diversos segmentos, além de assessorar gerentes de contas.