Essa é uma pergunta que muitos vêm se fazendo e ao que tudo indica, parece que já existe uma luz no fim de túnel, algo que parecia improvável há uns meses atrás.
Alguns eventos já foram realizados na China e na Coreia do Sul, com protocolos extremamente rígidos e tecnologia para identificar à distância alterações de calor.
E o que muitos empresários vêm se questionando é sobre todo o custo envolvido, e certamente, não são todas as empresas de eventos que terão capital para investir.
A boa notícia é que novas saídas surgiram!
A nova realidade dos eventos
No entanto, com a pandemia, muitas tiveram que se reiventar e os eventos online se tornaram a nova realidade. E assim, as empresas puderam continuar promovendo seus eventos e sem ter que gastar muito.
Obviamente, investir em uma tecnologia de ponta é um requisito necessário. E embora ainda exista um mito em relação aos eventos online, o cenário tem mostrado que isso ficou para trás.
E a explicação é bem simples: tanto as empresas quanto quem participa dos eventos, feiras ou congressos, enxergam o valor agregado, ou seja, pagam o que for para ter acesso a um conteúdo único!
Apenas lembrando que, com a flexibilização, o setor dos eventos encontrou no modelo híbrido a possibilidade de continuar atuando, que é combinar o evento online com o presencial.
No entanto, ainda existe um certo receio, principalmente quanto aos protocolos, o que vale para os encontros presenciais.
Existem protocolos para realização dos eventos presenciais?
Sim, e talvez esse seja o maior desafio. E, mais uma vez, isso pode esbarrar no custo envolvido.
E surge a dúvida: será que vale a pena investir em um evento presencial com um público limitado, que requer uma série de protocolos, ou em um evento online que pode alcançar um público muito maior?
Ou quem sabe conciliar os dois?
Saiba que o modelo híbrido já tem sido adotado por muitas empresas para promover feiras, congressos ou outros tipos de eventos.
Ou seja, teria uma parte presencial e outra à distância.
Como o público presencial seria limitado, os custos com os protocolos não seriam assim tão altos.
Entretanto, o local também precisa de uma estrutura para que o evento seja transmitido via Internet.
Qual é o futuro dos eventos pós-pandemia?
É tudo ainda muito recente e ajustes são necessários até encontrar o modelo ideal.
Mas alguns empresários que organizam eventos afirmam que a tendência é o modelo híbrido, onde seria ao mesmo tempo presencial e online.
Inclusive, vários hotéis e pousadas já estão se reestruturando para oferecer aos seus hóspedes um local onde possam trabalhar, com total infraestrutura, como um espaço reservado e Internet de altíssima qualidade.
Ao mesmo tempo, podem levar suas famílias, e assim, conseguem conciliar perfeitamente a vida pessoal com a profissional
Apenas para citar um exemplo, a pousadas em Japaratinga que disponibilizam essa estrutura, pois além de oferecerem o espaço físico, oferecem todas as ferramentas que um profissional precisa para trabalhar remotamente.
Voltando aos eventos híbridos, é fundamental seguir todos os protocolos de distanciamento social, de forma a garantir a segurança de todos, porém, é preciso ter esse espaço.
A boa notícia é que alguns hotéis e pousadas, já pensando mais à frente, fizeram algumas adaptações justamente para receber esses eventos híbridos, e os resultados têm sido bastante satisfatórios.
Nova tendência: eventos híbridos
Em primeiro lugar, ao organizar um evento híbrido, é preciso saber que as necessidades e expectativas do público presencial não são as mesmas do público virtual.
Por exemplo, não tem como comparar a energia e vibração de um evento presencial com um encontro à distância, onde a pessoa precisa estar 100% focada.
Portanto, o ideal seria encontrar pontos em comum entre o presencial e o virtual, mesmo ambos tendo dinâmicas e formatos diferentes, e ir adequando a fim de atender às necessidades de cada um deles.
A ideia aqui é que o presencial e o virtual se complementem, dando origem a um evento com os prós de cada um, que seria o evento híbrido.
É exatamente por isso que muitas empresas estão optando por esse modelo híbrido para fazer um lançamento de um produto ou mesmo uma conferência entre os funcionários.
Nesse caso, uma parte ficaria remota e outra presencial, e mesmo com a expectativa de vacinação da população, provavelmente esse modelo híbrido vai continuar.
Agora, para quem está organizando o evento, é claro que o trabalho é um pouco maior, mas o resultado no final vai valer a pena.
Muitas empresas estavam bastante preocupadas com o que aconteceria com os eventos, feiras, conferências e congressos.
No início da pandemia, tudo passou a ser digital, o que por um certo lado ajudou a alcançar um número maior de pessoas, no entanto, ainda faltava algo: estar frente a frente com a pessoa, isto é, o contato físico.
E a solução encontrada por muitas empresas foi promover eventos híbridos, que uniria o presencial e o virtual, e tem dado muito certo.
Não é à toa que muitos hotéis e pousadas em todo o país estão se adequando para receber esses eventos híbridos, e os empresários estão muito satisfeitos com os resultados.