Estratégia de marketing médico: a importância do Facebook

Estratégia de marketing médico: a importância do Facebook

As redes sociais são um dos principais canais de comunicação da atualidade, e o marketing médico não deve ficar de fora. Apesar do recente crescimento do Instagram e outras redes mais novas, o Facebook não deve ser deixado de lado em uma estratégia de divulgação online, já que ainda há muitas pessoas que utilizam esta plataforma.

O grande potencial do Facebook em uma estratégia de marketing médico não é explicado apenas pelo seu grande alcance entre os usuários, mas pelos excelentes recursos que a plataforma oferece. Com possibilidade de segmentar o público-alvo e altas taxas de conversão, esta é uma ferramenta que pode trazer resultados muito efetivos à sua clínica.

Marketing médico: benefícios de investir no Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais ativas da atualidade, especialmente no Brasil, oferecendo diversos recursos e ferramentas que são essenciais para impulsionar os resultados obtidos a partir do marketing médico. As principais vantagens de investir em marketing digital por meio dessa plataforma são:

  • Permite inserir links clicáveis nos posts, auxiliando nas estratégias de link building;
  • Oferece chat em tempo real, permitindo responder aos usuários de maneira ágil;
  • Fornece informações a respeito dos seguidores, mostrando como eles interagem com as publicações e quais são suas principais características. Isso permite que você segmente o público e crie materiais pensando em suas preferências;
  • Oferece plataforma de anúncios pagos, o Facebook Ads, que permite a criação e configuração de campanhas destinadas a um público específico, aumentando a efetividade da estratégia de marketing médico.

Dicas para utilizar o Facebook em sua estratégia de marketing

Tenha uma fanpage

Um dos erros mais básicos das empresas é criar um perfil, e não uma fanpage. O perfil é para pessoas, enquanto as fanpages são reservadas a marcas, oferecendo alguns recursos específicos como acesso a relatórios, programação de posts e publicações patrocinadas.

Tenha periodicidade nas postagens

É importante que você mantenha uma frequência nas publicações de sua página, garantindo assim maior engajamento do público e evitando que sua marca seja esquecida pelos seguidores.

Publique informações relevantes

Entender seu público-alvo é uma das maneiras mais eficientes de criar uma estratégia de marketing médico que traga resultados efetivos. Na medida do possível, publique conteúdo que seja do interesse dos seus seguidores, fazendo com que eles interajam com as postagens e ajudem a divulgar seu trabalho.

No caso do marketing médico, o principal interesse do público é informação a respeito de qualidade de vida, tratamentos e prevenção de doenças.

Respeite as normas do Conselho Federal de Medicina

Uma vez que a saúde se trata de um assunto bastante sério e delicado, é necessário ter bastante cuidado ao divulgar conteúdos neste segmento. Por isso, o Conselho Federal de Medicina tem regras bastante específicas no que diz respeito ao marketing médico e suas limitações. A entidade permite a divulgação de conteúdo informativo, mas nunca expondo os pacientes ou oferecendo tratamentos sem comprovação científica.

A entidade também proíbe que o profissional se posicione como o melhor em sua área ou fale de um procedimento de maneira definitiva, apontando-o como a solução certeira para um determinado problema.

Gostou do conteúdo? Curta e compartilhe este artigo.

“Artigo escrito pela Agência WSI Digital Marketing”