Saiba o que você precisa avaliar antes de assinar a apólice!
Quando o assunto é a preservação de seu patrimônio, a importância e validade do seguro como instrumento de proteção é inquestionável. O que possibilita e sustenta a realização de muitos projetos é exatamente a tranquilidade que as apólices oferecem, pois, caso os seguros não existissem, certamente alguns empresários e investidores desistiriam de dar sequência a muitos negócios, planos e sonhos. Além disso, muitas pessoas passariam por sérias privações financeiras provocadas por diferentes imprevistos que, hoje, felizmente, podem ter seus impactos mitigados desde que haja a contratação prévia de seguro com coberturas adequadas.
No entanto, quando você pensar em contratar algum tipo de seguro, precisa, antes de tudo, tomar uma série de cuidados para garantir que esteja realmente protegido de acordo com suas necessidades.
Segundo orientações do Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon, é fundamental verificar se a corretora de seguros e a seguradora possuem a devida autorização de funcionamento junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que fiscaliza a atuação das empresas no mercado segurador. Desse modo, você estará evitando cair em possíveis golpes de seguros piratas. Antes de tomar uma decisão, também é necessário ler com cuidado todas as cláusulas da apólice, conferindo quais as coberturas e exclusões previstas, assim com as condições do seguro, principalmente, os valores do prêmio (valor pago pela contratação do seguro) e da franquia (valor que o segurado irá pagar para que a seguradora faça qualquer indenização). É preciso ler com cuidado todas as cláusulas do contrato. Por fim, além de alguns possíveis benefícios ligados à apólice, também devem ser consideradas a credibilidade e qualidade do atendimento da corretora de seguros.
Para você ter ainda mais confiança ao contratar a apólice de que precisa, entrevistamos o especialista em seguros Adelmo Bertussi, Gerente Técnico da AD Corretora de Seguros. Confira!
Como a contratação de seguros pode ajudar pessoas e empresas?
O objetivo principal de qualquer modalidade de seguro é proteger o segurado contra impactos financeiros que um determinado evento futuro possa causar. Na linguagem do mercado segurador, esse evento para o qual o seguro é contratado recebe o nome de risco e cada apólice pode prever indenização para diversos riscos. Assim, ao fazer um seguro, você garante que terá direito ao recebimento de uma determinada quantia, também conhecida como cobertura, na ocorrência de um sinistro, ou seja, caso algum dos riscos previstos pela apólice venha a acontecer. Imprevistos ocorrem frequentemente, mas suas consequências podem ser minimizadas. Aí está a principal contribuição do seguro.
Quais riscos estarão cobertos pelo seguro?
Os riscos que os seguros podem cobrir são os mais variados e dependem da modalidade de cada seguro, ou seja, da finalidade de cada apólice e das coberturas que serão contratadas.
Qual o local ideal para a contratação de um seguro?
Por sua formação e especialização, o corretor de seguros é o profissional indicado para você contratar seus seguros independente do ramo e das coberturas necessárias. Além de ser habilitado pela Susep, o corretor de seguros também precisa ser certificado pela Escola Nacional de Seguros, sendo responsável por promover, intermediar, administrar contratos de seguro e , acima de tudo, defender os direitos dos segurados e proporcionar a eles maior segurança e eficácia, tanto na contratação quanto na utilização de uma apólice de seguro. É o elo da relação entre segurado e seguradora, sempre orientando o segurado sobre seus direitos e obrigações em determinados contratos de seguro. Ele também atua como consultor de riscos, analisando e identificando necessidades do cliente para, posteriormente, encontrar, por meio de uma apólice adequada, uma solução viável que proporcione segurança e tranquilidade ao segurado. Ainda tem a função de disseminar a cultura do seguro na sociedade, divulgando conhecimentos e informações para que as pessoas percebam que o seguro é essencial na atualidade.
O que justifica a contratação de um seguro?
O seguro, como o próprio nome diz, surge da nossa necessidade de segurança diante das incertezas do cotidiano. Atualmente, o mercado segurador disponibiliza diversas modalidades de apólices e, frequentemente, são criados novos tipos de seguros, que visam atender diferentes situações e necessidades. Essa proteção tem um custo, que pode até pesar um no orçamento, mas é, sem dúvida, a melhor forma de garantir a manutenção do patrimônio, pois já se sabe que o valor investido em apólices é sempre baixo quando cotejado a possíveis prejuízos causados por diferentes riscos. Para avaliar se a contratação de seguros realmente vale à pena é preciso apenas considerar: quanto você gastaria se tivesse que arcar com despesas provenientes de algum acidente de carro? Se sua residência fosse incendiada completamente, você poderia custear todos os reparos ou comprar uma nova casa? Se você falecer, sua família estaria protegida financeiramente? Se, em função de alguma operação, sua empresa sofrer uma grande perda financeira, ainda seria possível manter o negócio?