Denise Ferro explica porque é importante mapear os processos e padronizar atividades dentro de uma empresa
São Paulo, abril de 2023 – Mapear processos dentro das empresas é uma prática indispensável para garantir melhorias contínuas dentro de uma organização. Isso porque os processos de uma empresa dão origem aos seus entregáveis, ou seja, tudo que é gerado por uma empresa vem de um processo – seja ele organizado ou não.
“Daí da importância de buscar a organização desses processos. Porque quanto mais eficientes eles forem, mais economia e eficácia eles trarão para empresa”, afirma Denise Ferro, especialista em processos. Segundo ela, o investimento na gestão dessa área pode trazer benefícios inimagináveis para a saúde de uma companhia.
A executiva prossegue mencionando que a organização interna ganha muito com o mapeamento de processos organizacionais, uma vez que cada colaborador passa a compreender exatamente qual é o seu papel no todo. “Por mais que isso pareça algo óbvio, é um ponto ignorado pela maioria dos gestores. Quando um colaborador precisa executar tudo ou não sabe exatamente qual é o seu escopo de trabalho, ele tende a perder a motivação”, explica Nardolillo.
Além disso, de acordo com a especialista, o mapeamento de processos é muito útil para padronizar o trabalho e identificar oportunidades de melhorias nos processos de negócio. Isso porque ele possibilita o aprofundamento da mudança, ajudando as organizações a serem mais eficientes e competitivas, independentemente do porte delas. “Muitas vezes, esse mapeamento representa um desafio, pois depende da complexidade e das características de cada estrutura organizacional. Daí a importância de contar com um parceiro confiável”, reforça ela.
Denise destaca ainda que o mapeamento de processos deve responder perguntas como seu objetivo, as fronteiras do processo, seus inputs, suas atividades, quem deve ser o responsável pelo processo, seus stakeholders e demais participantes, além dos recursos financeiros, humanos e materiais utilizados. Para finalizar, é preciso mapear quais os resultados esperados do processo, as principais dificuldades e, claro, os riscos associados.
“O mapeamento de processos permite medir como está a saúde do processo porque possibilita a padronização das atividades. Sendo assim, todos devem executar o processo conforme o planejado, e dessa forma os resultados virão”, completa.
A discussão sobre o assunto aconteceu por meio de um webinar, junto com a Vanessa Spirandeo, Head de Conteúdo do Qntrl Brasil, sobre “Mapeamento de Processos: Como Organizar Melhor Sua Equipe e Projetos”, que foi ao ar no mês de março pelo LinkedIn.
Os interessados em conferir o material na íntegra, conseguem encontrá-lo pelo LinkedIn do Qntrl e também no canal do Youtube da empresa.
Sobre o Qntrl
O Qntrl é uma plataforma com solução de gestão de processos de negócios com opções de automatização que permite personalizar fluxos de trabalho de acordo com cada setor além de possibilitar a automatização de tarefas. Foi lançado em 2021 pela Zoho Corporation, uma empresa de tecnologia multinacional que fabrica softwares de computador e ferramentas de negócios baseadas na web. Em 2022, o Qntrl chegou ao Brasil trazendo essa tecnologia largamente testada no mundo desde 2019. Hoje, eles estão no país como uma das plataformas mais robustas mundialmente em constante aprimoramento, atraindo pela simplicidade operacional, uma filosofia herdada da Zoho Corporation, tanto nas formas de pagamento quanto nos serviços adicionais, sem surpresas para o consumidor.