Se você está lendo esse post, provavelmente está montando um novo negócio e não sabe qual opção de estrutura escolher em sua empresa, não é mesmo?
Enquanto milhares de empresas constroem seus ambientes pode meio de salas privativas, outros inúmeros negócios investem em utilizar escritórios compartilhados, e ambas obtém sucesso!
O que queremos dizer é que o escritório compartilhado, assim como a sala privativa oferecem uma série de vantagens e desvantagens.
Nessa situação, o que sua empresa deve fazer é analisar todos os pontos positivos e negativos e achar o modelo que mais se encaixa no perfil do seu negócio.
Por sorte, nós elaboramos um conteúdo para te ajudar a tomar a melhor decisão! Vamos te explicar sobre cada um dos modelos de estrutura e quais são suas principais vantagens e desvantagens. Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de acompanhar esse post!
Benefícios da sala privativa
A sala privativa é um espaço destinado a uma ou a poucas pessoas realizarem suas atividades. É como se fosse uma sala de reunião, no entanto, com a finalidade dos profissionais exercerem suas atividades diárias.
As salas privativas também podem ser separadas entre departamentos e atividades. Nesse caso, a separação é feita de acordo com as necessidades da própria organização.
Abaixo, vamos ver quais são os maiores benefícios de se ter salas privativas em sua empresa:
Maior concentração e foco
A maior vantagem da sala privativa é, sem dúvidas, ter uma maior possibilidade de concentração em foco para realizar o seu trabalho.
Isso, pois o escritório compartilhado pode ocasionar em barulho ou várias pessoas falando ao mesmo tempo.
Se você trabalha em uma estação de tratamento de água, por exemplo, e possui profissionais que precisam de mais concentração e foco, a utilização da sala privativa é indispensável.
Apenas assim os profissionais podem ser mais produtivos e demonstrarem suas reais habilidades e competências.
Maior organização do local
Outra vantagem da sala privativa é que há mais organização do local, pois normalmente os próprios colaboradores se responsabilizam pela limpeza e organização do escritório.
Ao contrário do escritório compartilhado, que possui diversas pessoas no mesmo local e promove mais sujeira e poluição, o escritório compartilhado é frequentado por poucas pessoas, por isso, a sujeira também é minimizada, tornando o ambiente mais fácil de limpar.
Mais privacidade
Mais um benefício da sala privativa, como o próprio nome já diz, é a privacidade. Essa opção é excelente para os profissionais que lidam com informações sigilosas, legais ou que se relacionam aos dados de clientes, pois com mais privacidade, não há riscos de escape das informações.
É uma ótima opção para seu cliente
Por fim, se você costuma trazer clientes para sua empresa, outro dos maiores benefícios da sala privativa é que neste espaço o cliente irá se sentir totalmente à vontade e confortável.
Com um cliente receptivo e satisfeito, sua empresa aumenta as chances de fechar uma venda e se destacar diante da concorrência. O cliente também poderá passar informações pessoais ou empresariais sem impedimentos para o negociante.
Além disso, as salas privativas também são ótimas para realizar reuniões e negociações com os membros da equipe ou com outras empresas.
Benefícios do escritório compartilhado
Ao contrário da sala privativa, o escritório compartilhado é um ambiente onde diversos colaboradores empresa se reúnem para realizarem suas atividades profissionais.
Normalmente, o escritório compartilhado é realizado entre profissionais da mesma empresa. No entanto, hoje em dia é possível encontrar ambientes onde trabalhadores de diversas empresas se reúnem.
Até mesmo é possível encontrar freelancers e profissionais autônomos no mesmo ambiente de trabalho.
Abaixo, vamos ver quais são as principais vantagens de se ter um escritório compartilhado, por isso, continue nos acompanhando!
Melhoria no trabalho em equipe
A primeira vantagem do escritório compartilhado é que, por meio dele, a equipe se concentra no mesmo espaço, aumentando a comunicação entre os membros e também proporcionando mais trabalho em equipe.
Sendo assim, a empresa consegue ter funcionários mais produtivos e até mesmo mais motivados!
Alguns departamentos também precisam necessariamente de escritórios compartilhados, como no caso de call centers, telemarketing, ou indústrias que fabricam placas de sinalização e tem uma linha de montagem, por exemplo.
Integralização com outros departamentos
Além da melhoria no trabalho em equipe, os membros de toda empresa podem se integrar e se comunicar de forma prática e dinâmica entre si.
Quando falamos de toda empresa, também estamos mencionando sócios-diretores, coordenadores e até mesmo os vices-presidentes!
Esse modelo de estrutura é muito utilizado por diversas empresas, pois faz com que o ambiente seja visto com simplicidade e liderança.
Baixo custo
Esse benefício é o que faz com que muitas empresas optem pela utilização dos escritórios compartilhados.
final, especialmente para os negócios que ainda estão em desenvolvimento, investir em opções mais econômicas fazem parte do seu plano de estratégia.
Os escritórios compartilhados, além de serem mais econômicos, também dão mais espaço para a organização investir em outros locais.
Ela pode investir em espaços de descompressão, copas diversas e todos os tipos de ambientes que satisfaçam as necessidades dos profissionais.
Escolha um desses modelos e se destaque!
Ao longo do post, ficou claro que os dois modelos de estruturas empresariais possuem muitas vantagens, porém, são específicos e se encaixam em um determinado tipo de perfil.
Enquanto a sala privativa é um ambiente que proporciona tranquilidade, concentração, foco e privacidade, os escritórios compartilhados proporcionam um maior trabalho em equipe, integralizam os departamentos e possuem um baixo custo!
Se você possui uma agência de publicidade, ou uma indústria de circuito impresso, por exemplo, analise qual é o modelo que mais vai satisfazer as necessidades da empresa e dos membros da equipe.
O que achou do post? Já sabe se vai escolher entre a sala privativa ou o escritório compartilhado? Conta pra gente! Nós queremos saber sobre sua opinião.
Também não deixe de acompanhar nossa plataforma para estar por dentro de todos os assuntos!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo.