Escova de chocolate; apesar do nome atrativo, é preciso tomar cuidado!

Paula Breder, idealizadora da filosofia PB e fundadora da marca de fitocosméticos, conta os riscos do procedimento 

Atualmente é comum encontrarmos produtos de pele e de cabelo com o cheiro que lembra chocolate ou até mesmo que seja produzido com cacau. Contudo, nem tudo que leva o nome pode ser bom como aparenta, sendo o caso da famosa “escova de chocolate”. 

Muitas mulheres buscam alternativas para hidratar e alinhar os cabelos, e esse procedimento é uma das opções mais populares nos dias de hoje. No entanto, é importante ficar atento aos possíveis riscos. 

Segundo Paula Breder, idealizadora da marca de fitocosméticos PB e terapeuta capilar, a escova de chocolate pode prejudicar o cabelo de diversas formas. “Em primeiro lugar, os produtos utilizados nesse procedimento podem conter ingredientes químicos agressivos, como o formol, que pode causar irritações no couro cabeludo, queda de cabelo e em casos extremos até mesmo o câncer”. 

Além disso, o calor utilizado na escovação e prancha pode danificar os fios, causando quebra e enfraquecimento. Isso ocorre porque a exposição prolongada ao calor pode ressecar e desidratar o cabelo, deixando-o frágil e sem vida.

Por fim, a especialista ressalta que é preciso lembrar que a escova de chocolate não é uma solução para problemas capilares. Seus efeitos são temporários e, ao longo do tempo, o cabelo pode apresentar problemas maiores que antes, exigindo tratamentos mais profundos e adequados.

“Portanto, antes de optar pela escova de chocolate, é importante avaliar os riscos do procedimento para a saúde. A química capilar de mudança de textura cobra um preço alto em relação à saúde. Sempre digo que a melhor opção para se ter saúde e beleza juntos é optar por produtos e tratamentos com grande percentual de ativos naturais”, finaliza Paula.