Saiba os benefícios dos equipamentos de segurança no trabalho.
Trabalhar em qualquer profissão gera riscos à saúde e à vida de trabalhadores. Em alguns casos, os riscos são maiores que outros, mas todos devem se atentar às ações de segurança para o trabalho. O uso de EPIs e EPCs são fundamentais para que os trabalhadores tenham mais segurança para desenvolverem suas funções.
Infelizmente, os acidentes de trabalho são bastante comuns no Brasil. Dados do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) apontam que um trabalhador brasileiro sofre um acidente no desempenho de suas funções por minuto no país.
Aqui, vamos falar sobre a importância do uso de EPIs e EPCs para a prevenção e diminuição dos danos em acidentes de trabalho.
Dados reforçam preocupação com a segurança no trabalho
De acordo com dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e do MPT (Ministério Público do Trabalho), houve 2,5 mil óbitos e 571,8 mil acidentes de trabalhos comunicados a órgãos competentes ao longo de 2021.
Os números apontam um crescimento de 30% no número de casos e óbitos em relação a 2020. Segundo a SmartLab, no ano passado também houve 153 mil concessões de auxílio-doença acidentário e 4,1 mil aposentadorias por invalidez, decorrentes de acidentes no trabalho.
O que são EPIs?
Os EPIs são equipamentos de proteção individual. São acessórios utilizados por trabalhadores que visam proteger e eliminar riscos de acidentes no ambiente de trabalho. Dependendo da função, trabalhadores podem precisar usar EPIs como luvas, capacetes, óculos de proteção, máscara, protetor auricular, entre outros.
O que são EPCs?
EPCs são os equipamentos de proteção coletiva. São acessórios e ferramentas utilizados para proteger grupos de pessoas no ambiente de trabalho. Alguns exemplos de EPCs são faixas de sinalização, piso antiderrapante, sinalização luminosa, grades e barreiras de proteção etc.
Quais as diferenças entre EPIs e EPCs?
A principal diferença entre EPIs e EPCs é o tipo de uso. Ambos os equipamentos servem para a mesma finalidade: proporcionar segurança contra acidentes de trabalho.
Porém, enquanto EPIs são equipamentos que servem para proteger de forma individual, os EPCs são equipamentos que visam proteger um grupo de pessoas. O ideal é que o ambiente de trabalho esteja cercado de todos os EPIs e EPCs necessários para a segurança de todos os trabalhadores.
Quais são os benefícios de usar EPIs e EPCs?
EPIs e EPCs são essenciais para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores. Os equipamentos visam não só proteger contra acidentes, como também diminuir os riscos ocupacionais, como a perda da visão, a perda auditiva, entre outros problemas.
O uso de EPIs e EPCs no dia a dia de trabalho contribui para a diminuição no número de ocorrências de acidentes de trabalho.
Quais são os direitos de empregadores e trabalhadores em relação a EPIs e EPCs?
De acordo com a NR 6 estabelecida pelo MPT, os empregadores são obrigados a fornecer os EPIs e EPCs necessários para proteção dos colaboradores de forma gratuita.
Também é obrigação das empresas fazer a troca dos equipamentos no prazo necessário, observando a validade dos produtos e se o equipamento foi danificado ou perdido por um dos funcionários. Os empregadores também precisam fiscalizar o uso dos itens pelos trabalhadores.
Já os trabalhadores têm como obrigação utilizar os EPIs e EPCs para a proteção da própria saúde. Os funcionários também são responsáveis por zelar pela conservação dos equipamentos e por comunicar em caso de perda, dano ou fim do prazo de validade.
Caso a empresa não conceda os EPIs e EPCs necessários para todos, os colaboradores podem apresentar reclamação ao empregador, e se preciso, para o MPT. Também é preciso se reunir com empregadores para analisar e atualizar quanto à necessidade do uso dos equipamentos no trabalho.
Como vimos, o uso de EPIs e EPCs são importantíssimos no ambiente de trabalho. Esses equipamentos são importantes para diminuir e eliminar os riscos à vida e à saúde dos trabalhadores.