Entenda Como o Marketing vem evoluindo nos últimos anos

Entenda Como o Marketing vem evoluindo nos últimos anos

O mundo mudou muito nos últimos tempos. E o Marketing também. Afinal, o jeito em que as empresas faziam Marketing há 50 anos não é do mesmo jeito que elas fazem hoje.

Se você quer entender como o Marketing evoluiu nos últimos anos, continue acompanhando o nosso artigo!

Afinal, o que é Marketing?

O Marketing é uma atividade que as empresas fazem que consiste em explorar, criar e entregar valor na promoção da compra e venda de um produto ou serviço com o objetivo de satisfazer a necessidade ou desejo de um consumidor.

Está incluído no Marketing a publicidade que é usada para chamar a atenção dos principais públicos potenciais. As propagandas podem envolver o endosso de alguma celebridade, frases que cativam ou slogans e até mesmo embalagens memoráveis.

O objetivo do Marketing pode ser muito mais do que simplesmente vender. A empresa pode querer fidelizar clientes, aumentar a visibilidade, gerenciar uma marca, educar o mercado e até engajar os colaboradores.

4Ps do Marketing: Um conceito antigo, mas ainda muito atual

Antes de entendermos como o Marketing evoluiu, vamos falar sobre um conceito que foi criado em 1960 por Jerome E. McCarthy.

A estrutura inovadora criada por Jerome classificava o Marketing em 4Ps: Produto, Praça, Promoção e Preço.

O “P” de produto está relacionado no que a empresa vende. Nessa etapa a empresa precisa decidir, por exemplo, qual será o objetivo do produto, seu diferencial em relação ao da concorrência e o que ele precisa ter para atingir as necessidades do consumidor.

No segundo “P”, que é o de Praça, a empresa pensa na distribuição do produto. Ela decide vendo onde o consumidor mais gosta e tem o hábito de comprar, o local que será vendido o produto. 

Já o “P” de promoção tem a ver com a divulgação do produto. A empresa vai pensar aqui no melhor lugar para poder atingir o público-alvo analisando os hábitos do seu consumidor e a concorrência.

E o último “P” é o de preço. Essa é uma parte bem complicada, já que ao mesmo tempo que precisa caber no bolso do consumidor, tem que ter uma boa margem para a empresa. Definir o preço dos seus produtos é um dos maiores desafios do empreendedor.

Uma boa dica caso você queira se aprofundar no assunto, é fazer algum curso de Marketing Online.

Entendendo o Marketing 

Marketing 1.0

Essa primeira era surgiu logo após a Revolução Industrial e é conhecida pelo público como a “Era dos Produtos”.

O foco nessa era é de desenvolver produtos e só depois promovê-los. O problema é que nessa área quem tinha que se adaptar era o consumidor e não a empresa.

As empresas não investiam em estudos que poderiam ajudar a entender melhor o desejo dos consumidores. E as publicidades eram veiculadas em meios tradicionais como os impressos, o rádio e a televisão. 

Marketing 2.0

Com a evolução da economia mundial, o Marketing ganhou uma nova fase.

Nessa fase, os consumidores estavam mais informados sobre preços, funcionalidades e marcas e por esse motivo estavam também mais exigentes.

E se antes as empresas não se preocupavam em estudar as necessidades e desejos dos consumidores, nessa fase eles começaram a analisar essa parte.

A segmentação de mercado foi uma das noções que surgiram nessa era. O objetivo é poder segmentar campanhas com base no perfil e interesses dos consumidores. 

Marketing 3.0

A era do Marketing 3.0, também conhecida como a “Era do Valor” passou a dar mais atenção ao lado humano do consumidor.

Foi nessa era que a internet começou a participar do “jogo”. Os consumidores ficaram empoderados, já que eles poderiam opinar sobre os produtos em blogs, redes sociais.

Não deixando de lado as necessidades e desejos, nessa era as empresas passaram a dar atenção às aspirações, valores e o espírito humano. 

Os consumidores passaram a se tornar únicos e as empresas começaram a criar estratégias personalizadas para cada pessoa conforme o que precisavam.

E com o objetivo de se comunicar melhor com as pessoas, as marcas definiram valores e princípios e passaram a ser ativas em causas sociais e ambientais. 

De acordo com Kotler, o Marketing 3.0 é caracterizado por ter três sub-eras: A Era da Participação, do Paradoxo da Globalização e da Sociedade Criativa. 

Marketing 4.0

Nessa era, a internet avançou e agora já temos a chamada “economia digital”, que são negócios que surgiram a partir do avanço da digitalização.

O Marketing 4.0 é bem recente, sendo relatado em 2016 por Philip Kotler, em seu livro. Kotler é professor universitário americano e também foi o responsável pela definição das outras eras. 

A internet mudou completamente nossas vidas e, hoje, por meio dela estudamos, conversamos, nós informamos e até mesmo compramos. E se os hábitos do consumidor mudam, o jeito em que as empresas também precisam mudar.

As empresas precisam compreender esse novo cenário que exige uma lógica mais inclusiva pensando ambientalmente e socialmente. 

E aí, gostou do conteúdo?

Compartilhe abaixo sua opinião com a gente.