Entenda como funciona a carteira nacional de habilitação digital

Entenda como funciona a carteira nacional de habilitação digital

Se você chegou neste artigo, está querendo descobrir como funciona a carteira nacional de habilitação digital, não é mesmo? A boa notícia é que, a partir de agora, vamos apresentar um guia completo com as principais informações sobre esse documento.

Você terá a oportunidade de conhecer o conceito, quais são as vantagens, para quem é indicado, entre outros detalhes.

Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.

Afinal, o que é a CNH Digital?

Trata-se de um aplicativo que foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) para o DENATRAN. O principal objetivo dessa tecnologia é armazenar todos os dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) física em um ambiente online.

  • Foto;
  • Número do registro;
  • Validade;
  • Categoria.

Algumas pessoas chamam a CNH Digital de outras formas, como: CNH eletrônica, CNH Digital ou eCNH.

A CNH Digital é segura?

Ao contrário do que muita gente imagina, a CNH Digital é bastante segura. Os seus dados não são compartilhados com outras pessoas na internet, de acordo com o Ministérios das Cidades.

O órgão afirma que foram implementados diversos padrões técnicos para que o sistema funcione por meio de criptografia. Esse tipo de tecnologia permite manter a validade e a segurança do documento.

Para se ter uma ideia, o motorista pode fazer a autenticidade da CNH digital em dois formatos.

  • Leitura do QR Code;
  • Assinatura do certificado digital.

Quem deve solicitar a CNH Digital?

O documento digital é direcionado para motoristas que contém a versão impressa do documento. Porém, a migração para o ambiente online só é possível nas versões que possuem o QR Code no verso.

O código escaneável pode ser identificado nos documentos que foram impressos a partir do mês de março de 2017. Se você não tem esse tipo de CNH, recomendamos seguir uma das alternativas abaixo.

  • Pagar para ter uma segunda via (que virá com o QR Code);
  • Aguardar até a próxima renovação da CNH.

Aqui, vale um alerta importante. Se você já tem um registro no Sistema de Notificação Eletrônica, não é necessário fazer um novo cadastro. Para solicitar a CNH Digital, você deve acessar o portal do Denatran, com o seu usuário e a senha.

A CNH é obrigatória?

Nunca é demais lembrar que a CNH não é obrigatória em nenhuma região do país. Esse sistema foi criado para eliminar a burocracia e tornar a rotina dos motoristas mais fácil. Ele funciona apenas como uma substituição do documento físico.

Quais são os benefícios da CNH Digital?

Provavelmente, você deve estar se perguntando: se a CNH digital não é obrigatória, por que eu devo emitir esse documento? Existem diversos motivos pelos quais ele é indicado para os motoristas.

  • Possibilidade de emitir a CNH em qualquer lugar do mundo. Basta ter acesso a internet;
  • Não é necessário perder tempo em filas e processos burocráticos para solicitar o documento. Tudo é feito de forma digital;
  • Segurança;
  • Mobilidade;
  • Rapidez;
  • Tecnologia de última geração.

A CNH digital também é indicada para as pessoas que costumam esquecer o documento físico com frequência em casa. Sem a presença desse comprovante, você poderá ter sérios problemas.

  • Infração leve (menos três pontos na carteira);
  • Multa (R$ 88,38);
  • Retenção do automóvel, até que a CNH seja apresentada pelo motorista.

Como solicitar a CNH Digital?

Agora, vamos apresentar um passo a passo para que você aprenda como solicitar a CNH Digital. Apesar do processo ser prático e gratuito no Brasil, alguns estados podem fazer uma cobrança para a emissão do documento.

1- Faça o cadastro no Portal do Denatran ou vá até um posto de atendimento do Detran. A segunda alternativa é recomendada para os motoristas que não têm o certificado digital;

2- Faça o download do aplicativo da CNH eletrônica. Ele está disponível para aparelhos móveis, tanto para Android como para iOs;

3- Adicione no aplicativo o código de ativação que foi enviado para o seu e-mail;

4- Faça uma senha de quatro dígitos para acessar o sistema.

Pronto. Agora, você tem a carteira de habilitação na palma da sua mão.

Após descobrir como funciona a carteira nacional de habilitação digital e trazer mais praticidade para a sua vida, conheça mais detalhes sobre a SR Proteção Veicular. Com o documento na palma da sua mão e com segurança para o seu veículo, a sua rotina no trânsito ficará ainda mais tranquila e protegida.