As emoções nos influenciam de uma forma muito poderosa. Elas nos dão a capacidade de sentir e experimentar o mundo ao nosso redor, nos moldam em diversos níveis e estão ligadas aos nossos mais íntimos pensamentos e comportamentos. Por isso, principalmente em determinadas situações precisamos reconhecer a importância do controle emocional em tempos difíceis.
Tanto adultos como crianças possuem estados emocionais complexos. Podemos dizer isso apenas por observar a variedade de palavras que existem para descrever sentimentos e emoções. Como as experiências emocionais são dinâmicas e influentes, faz sentido que às vezes nossas emoções nos sejam úteis e, outras vezes, possam nos levar a dificuldades.
E aí percebemos a importância do controle emocional em tempos difíceis! Pois o controle emocional e a capacidade de gerenciar suas respostas as emoções, desde a emoção mais simples, desde a mais complexa.
Sabemos que na maioria das vezes não podemos controlar as coisas que acontecem ao nosso redor, mas podemos aprender a controlar as nossas reações a essas coisas.
Alguém que é capaz de controlar suas emoções, não permite que as emoções tomem o controle da situação. Isso não significa que você vai evitar ou apagar as emoções ou sentimentos negativos, mas significa que você vai perceber essas emoções chegando e vai saber ajustá-las para agir de forma equilibrada em diferentes situações.
Em termos simples, entender a importância do controle emocional em tempos difíceis vai permitir que você mantenha suas emoções nos devidos lugares sem deixar que elas te controlem.
Importância do controle emocional em tempos difíceis
Ter autoconsciência e ser capaz de sintonizar seus pensamentos com suas emoções vão ajudar você a usar seus sentimentos de maneira saudável. E como se quando as emoções chegassem você desse um passo para trás e processasse suas emoções antes de reagir a elas.
Esse espaço entre uma emoção e uma reação permite que você entenda melhor como está se sentindo e faça ajustes em seu controle emocional conforme necessário. Isso não quer dizer que você não deva viver no momento. Significa apenas que você é capaz de supervisionar e até mesmo alterar suas reações emocionais quando necessário.
Em tempos difíceis, é ainda mais importante controlar as emoções, porém o nível de dificuldade em fazer isso é proporcional à importância, pois são nos tempos difíceis que somos pressionados e nossas emoções se afloram em uma proporção que muitas vezes não conseguimos controlar.
Em contrapartida, a importância do controle emocional em tempos difíceis se faz ainda maior, pois são nessas situações que precisamos saber lidar com nossos sentimentos para tomar decisões racionais a fim de solucionar os problemas que estão nos afligindo.
Se não tivermos controle emocional em situações adversas podemos acabar tomando decisões que podem até mesmo piorar a situação em que estamos passando.
Ter melhores estratégias de controle da emoção para lidar com suas emoções tem inúmeros benefícios. Indivíduos que praticam a regulação emocional tendem a lidar melhor com os estressores da vida e são mais resistentes. Eles têm melhores estratégias de enfrentamento e tolerância ao estresse . O controle emocional é um fator protetor contra sintomas depressivos e transtornos de ansiedade .
Pessoas que estão passando por reabilitação de uso de substâncias viciantes, também precisam entender a importância do controle emocional em tempos difíceis, pois as situações de abstinência e os sentimentos que surgem durante a recuperação podem acabar levando a pessoa a usar novamente se ela não souber como lidar com esses sentimentos.
Nesse caso seria bom até mesmo evitar situações e pessoas que promovem emoções negativas, a fim de não se colocar em exposição de emoções que podem levar alguém ao descontrole.
Como desenvolver o controle emocional
Primeiro, precisamos usar a autoconsciência emocional. Isso começa prestando atenção aos nossos sinais internos – uma aplicação de atenção plena, que nos permite ver nossas emoções destrutivas conforme elas começam a se formar
Uma boa tática para ter controle emocional em situações adversas é pensar em como as consequências das suas atitudes baseadas nas emoções negativas vão te afetar ou afetar a outros depois de um tempo, pois atitudes tomadas com base em sentimentos fortes podem gerar consequências desagradáveis.
Não é apenas a mente, mas também o corpo responde a uma ameaça percebida. Se seu coração está acelerado, sua primeira tarefa é acalmar o corpo. Levantar-se e caminhar ajuda a ativar a parte pensante do cérebro, para não tomar ações com base em emoções negativas.
Independente da situação difícil que você esteja passando, agora já sabe a importância do controle emocional em tempos difíceis. Várias situações adversas podem surgir ao longo da nossa vida e estar pronto para lidar com essas situações é essencial para a nossa saúde mental e física.
Como vimos no início desse artigo, uma situação adversa que muitas pessoas passam é o vício em substâncias nocivas, e o controle emocional nessas situações é mais do que importante para a recuperação do indivíduo. Se você passa por essa situação ou conhece alguém que sofre com isso, visite o blog Viver Sem Drogas e encontre a ajuda que precisa.