A gamificação, também conhecida como ludificação, é um método de aprendizagem cada vez mais difundido em instituições de ensino e corporações em todas as partes do Brasil e do mundo.
A metodologia, seja ela empregada para fortalecer o aprendizado de estudantes ou para intensificar o impacto de treinamentos corporativos, funciona da mesma forma: seu objetivo é criar um maior envolvimento e interesse em seu público alvo, uma vez que o nível de engajamento e interesse influencia diretamente na absorção de qualquer tipo de exercício.
Para atingir esses resultados, a gamificação se utiliza de elementos parecidos com os dos jogos que conhecemos desde a infância. Quando aplicada num ambiente corporativo, a gamificação facilita a compreensão de questões importantes e auxilia na conscientização, tanto dos empregados, como dos donos e diretores de uma empresa.
Conhecendo todos os benefícios da utilização dessa metodologia dentro de empresas, a Workplace Safety, sob a liderança do engenheiro criativo Maicon Lopes, desenvolveu seu próprio Jogo de Percepção de Risco.
Maicon Lopes Nonato, natural de Cajamar, no estado de São Paulo, ele se formou em dois ramos da engenharia: em Segurança do Trabalho, pela USP, e em Engenharia Ambiental pelas Faculdades Oswaldo Cruz.
Já foi técnico de segurança, depois passou a coordenador de Segurança e Meio Ambiente em uma multinacional americana, onde trabalhou durante 7 anos. Foi também engenheiro de segurança do trabalho na Vale do Rio Doce, e trabalhou diretamente na duplicação da ferrovia Carajás.
Maicon é co-fundador da Workplace Safety, empresa preocupada em buscar soluções cada vez mais eficientes para garantir a segurança dos funcionários em seu ambiente de trabalho.
A Workplace Safety entende que é preciso que as empresas compreendam que a segurança de cada trabalhador durante sua jornada de trabalho é preocupação de todos. Um empregado trabalhando em condições de risco experimenta grandes quantidades de stress, o que não só compromete seu rendimento no trabalho, como afeta sua qualidade de vida fora do horário de expediente.
O jogo desenvolvido por Maicon busca levar aos empregadores a consciência de que o controle dos riscos tem relação direta com a prevenção de acidentes, e estimula a adoção de hábitos seguros e preventivos no ambiente de trabalho.