Com foco em micro e pequenos empreendedores, modelo de negócio é um programa de benefícios: à medida que o estabelecimento recebe pagamentos por meio da maquininha da Prospera, acumula bônus para reduzir gastos com energia;
A Enel X, empresa de soluções em energia do Grupo Enel, acaba de anunciar uma parceria com a Prospera, startup focada em alta tecnologia, para fornecer energia solar compartilhada a micro e pequenos empreendedores brasileiros. O modelo de negócio funciona como um programa de benefícios. Clientes que contratam energia solar pela plataforma da parceria têm acesso a serviços financeiros, com destaque para uma máquina de pagamentos da Prospera, a ECO 100. À medida que o estabelecimento recebe pagamentos por meio desse dispositivo, o comerciante acumula bônus que reduzem seu custo final com a conta de luz, podendo até zerar essa despesa.
Usinas solares conectadas à plataforma da Prospera, no modelo de geração compartilhada, são responsáveis por gerar créditos em energia limpa que servem para abatimento nas contas de luz dos clientes que aderem ao programa de benefícios. Entre elas, estão as duas maiores usinas construídas pela Prospera no país, localizadas no município de Cruzeiro (SP) e que acabaram de ser adquiridas pela Enel X, como parte do acordo entre as empresas. Juntas, as duas plantas possuem potência de 2,8 MW (33% de toda a capacidade instalada atual da Prospera) e atendem cerca de 150 clientes (30% da carteira da startup).
Enel X e Prospera já estão atuando em conjunto na prospecção de clientes no Ceará, uma das áreas de concessão da Enel no mercado de distribuição de energia, e neste momento estão negociando projetos para expandir suas operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, já a partir de 2023. A parceria está em linha com a estratégia da Enel X de entrar no mercado de geração solar compartilhada. No modelo, uma usina fotovoltaica de até 5 MW é construída e a energia gerada é compartilhada entre as unidades consumidoras na forma de assinatura. Ao assinar os contratos, os clientes se tornam usuários da usina e passam a ter direito a uma parcela da energia gerada, o que resulta em um custo mensal inferior à da fatura da distribuidora. Todo o investimento, montagem, manutenção da planta e a gestão dos créditos, assim como o relacionamento com distribuidoras, ficam a cargo dos parceiros (Enel X e Prospera).
Como nova proprietária das duas usinas que pertenciam à Prospera, a Enel X é responsável pela operação e manutenção das plantas, alugadas pela startup para atender a sua clientela. “A ideia é construir mais usinas solares para atender este projeto, que está só no começo. O potencial de escala é grande e queremos fazer parte disso, contribuindo para desenvolver uma matriz mais limpa no país e ajudar cada vez mais consumidores a se beneficiarem de uma energia sustentável e economicamente competitiva”, afirma Francisco Scroffa, executivo responsável pela Enel X no Brasil.
Em 2019, a Prospera iniciou suas operações investindo na construção de 36 usinas solares no país, que somadas têm potência de 8,5 MW e geram energia para 490 clientes em quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Postos de combustíveis, padarias, farmácias, restaurantes, mercados, comércios em geral, pousadas e academias de ginástica estão entre os principais segmentos atendidos.
Segundo o fundador da Prospera, Marcelo Freitas, numa operação preliminar por meio da parceria com a Enel X, já foram contratados 45 MW para o ano que vem. Isso vai permitir atender cerca de 3 mil clientes, uma base seis vezes maior do que a atual. A expectativa é chegar a 350 MW até 2026. “É um crescimento considerável, mas ainda será pouco diante das possibilidades que uma parceria com a Enel representa, com sua base de milhões de consumidores”, diz Freitas.
Hoje, o Grupo Enel atende mais de 18 milhões de clientes por meio de suas subsidiárias brasileiras. Deste total, aproximadamente 5 milhões representam micro e pequenos comércios. Os gastos com a conta de luz em geral representam um grande impacto nos custos fixos desse segmento, o que torna atrativo o modelo de abatimentos na conta por meio da contratação de créditos de energia solar através do programa de benefícios. A parceria entre Enel X e Prospera lança uma solução que revoluciona o consumo de energia limpa para comerciantes que desejam reduzir o custo com a conta de luz e fazer parte de um ecossistema sustentável.
Comerciantes que tenham a conta de luz vinculada a uma das distribuidoras do Grupo Enel e que desejem fazer parte deste inovador programa de benefícios devem preencher o cadastro disponível no portal da parceria. Depois disso, um especialista entrará em contato. Feita a adesão ao programa, automaticamente, parte da eletricidade consumida será substituída por energia limpa e o comerciante ainda vai receber seu bônus na conta de luz.