Empresas intensificam busca por palestras de cibersegurança em meio ao aumento de ataques virtuais

Empresas intensificam busca por palestras de cibersegurança em meio ao aumento de ataques virtuais

Com o crescimento de 400% no número de palestras realizadas pela Redbelt Security entre 2023 e 2024, aproximadamente duas mil pessoas já foram impactadas pelos eventos focados em proteger empresas de ciberataques.

O aumento contínuo de ciberataques tem levado empresas brasileiras a intensificar investimentos em segurança digital, incluindo educação cibernética. Esse foi o cenário registrado pela Redbelt Security, consultoria especializada em cibersegurança. De 2023 para 2024, houve um crescimento de 400% no número de palestras e de 500% no alcance de público, impactando aproximadamente duas mil pessoas.

Os temas, voltados para empresas com equipes de 500 a 5.000 colaboradores, abordam desde fundamentos como a tríade de segurança da informação — confidencialidade, integridade e disponibilidade — até práticas avançadas para proteger negócios e colaboradores. “Nosso objetivo é não apenas proteger as operações das empresas, mas também promover uma mudança cultural, já que os colaboradores são o primeiro elo na defesa contra ataques”, destaca Leonel Conti, diretor de Tecnologia da Redbelt Security.

Entre os assuntos mais discutidos, a Redbelt destaca os riscos do phishing, que explora vulnerabilidades humanas para roubar informações, e as práticas para mitigar ataques, como o uso de autenticação de dois fatores e a conscientização sobre links fraudulentos. Para Milton Martinez, Coordenador de Segurança da Informação do Grupo EcoRodovias, uma das principais concessionárias de rodovias do Brasil, que promoveu uma palestra para 400 colaboradores em 2024, o foco no fator humano é essencial.

“As grandes empresas investiram muito em tecnologia nas últimas décadas, tornando seus ambientes mais seguros. Porém, o fator humano ainda é uma vulnerabilidade. As pessoas se tornam porta de entrada para golpes quando clicam em links fraudulentos. A única forma de reverter isso é mantendo todos preparados para identificar ações maliciosas. Com isso, criamos um grande escudo de defesa, onde cada colaborador tem um papel essencial”, enfatiza Martinez.

Esse foco na conscientização traz resultados claros, segundo os dados da própria Redbelt. Empresas que investem em treinamentos conseguem reduzir significativamente o número de incidentes cibernéticos, melhorando a eficiência operacional e a confiança de clientes e parceiros.

Com a crescente digitalização e a sofisticação das ameaças cibernéticas, a consultoria reforça que o investimento em treinamentos e palestras se consolida como prioridade estratégica para empresas que buscam se proteger em um cenário de riscos cada vez maiores.

Sobre a Redbelt Security

Fundada em 2009, a Redbelt Security é uma consultoria especializada em Segurança da Informação. A marca atua com Serviços Gerenciados de Segurança (MSS), Security Operations Center (SOC), Offensive Security, Threat Intelligence, Governança, Riscos & Compliance (GRC), e suporte especializado no gerenciamento de ambientes de TI e ações preventivas contra novas ameaças, contando com uma equipe altamente especializada e certificada. Para mais informações, acesse: https://www.redbelt.com.br/