Levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) revelou que mais de 147 mil novos profissionais de TI foram contratados somente entre os meses de janeiro e agosto de 2021. O mercado de tecnologia no Brasil registrou um também um crescimento de 22,9% no ano passado, com um investimento de R$200,3 bilhões, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Software e do IDC. Para 2022, o estudo estima um crescimento de ao menos 12% e investimentos que devem ultrapassar os R$340 bilhões.
Impulsionada pela transformação digital acelerada e crescente dos últimos anos, a busca por profissionais de tecnologia se tornou ainda mais estratégica nas empresas. E nem sempre é fácil preencher essas vagas, pois o déficit de profissionais também é grande.
Para vencer esse desafio, uma das principais soluções adotadas no mercado tem sido recorrer às “Squad as a service”. Nesse modelo, quem está precisando dos profissionais de tecnologia, em vez de abrir processo seletivo para buscar esses talentos, opta por contratar uma empresa de TI que fica responsável por montar e disponibilizar um time multidisciplinar para se dedicar exclusivamente ao cliente, Com especialistas e profissionais seniores nas posições de Tech Lead, Product Owner, Scrum Master, Desenvolvedores e QA, por exemplo.
Uma empresa que tem se beneficiado dessa onda é a Opah IT, pioneira na implementação de squad as a service. A empresa cresceu a sua carteira de clientes em 60%, no comparativo de 2020 para 2021, chamando a atenção em diversos setores, como financeiro, telecomunicações, utilities e terceiro setor, por seu trabalho inovador e sua agilidade. Banco Genial, CVC , Crefisa, Banco Original e Livelo são alguns dos clientes atuais da companhia.
Ao escolher essa intermediação na formação de times de TI, as empresas conseguem ter suas equipes montadas em um tempo muito menor e ainda têm a segurança de saber que se tratam de profissionais altamente qualificados. Em 10 dias, a Opah monta o time de TI que contribuirá em grandes projetos de inovação de seus clientes, além de absorver toda a responsabilidade pelo desenvolvimento das soluções mais adequadas.
“A principal vantagem para as empresas que utilizam os profissionais de tecnologia das squads é ter um time montado em poucos dias trabalhando exclusivamente no seu produto ou projeto. É uma das formas mais rápidas de inovar, inserindo o time dentro da cultura e das necessidades da empresa – mas com a expertise de uma software house, com uma década em metodologia ágil”, explica o CEO João Moressi Jr.
Por meio desse modelo, a Opah já desenvolveu soluções para mais de 100 corporações. Uma das principais razões que leva as empresas a contratarem o serviço de squad as a service da Opah é a autonomia desse time para tomar decisões mais assertivas. “Com profissionais autossuficientes, temos capacidade de decidir sobre processos internos, tendo também contato direto com os stakeholders, pessoas com maior interesse no projeto, sem necessariamente precisar de um intermediário, o que facilita e otimiza a resolução de problemas” ressalta Moressi.
Seguindo com o serviço das squads como um dos carros-chefes da empresa, a Opah obteve um um crescimento de 48,3% de 2020 para 2021. O número de funcionários também aumentou, passando de 305, em 2020, para mais de 500 em 2021.