Em busca de melhorar a produtividade e a gestão de processos na empresa? Saiba como a tecnologia pode te ajudar

No dia a dia, apesar de todo o planejamento, imprevistos sempre acontecem no trabalho, podendo comprometer a produtividade e a gestão de processos, mas afinal, como isso pode melhorar e o que fazer para evitar esses obstáculos?

Segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte com cerca de 500 empresas, a intenção do mercado de trabalho é centrar recursos na área de tecnologia, como aplicativos, sistemas e ferramentas de gestão (96%), segurança digital (95%), e canais de venda online (71%). Com objetivo de melhorar a produtividade, as empresas preveem cada vez mais investimento em tecnologias consideradas emergentes.

Diante dessa informação, percebemos que a transformação digital impulsionada nos últimos anos realmente vem trazendo grandes benefícios para a organização empresarial e a gestão de processos dentro de uma corporação. De acordo com Nicolas Nardolillo, Head de Marketing do Qntrl Brasil, plataforma com solução de gestão de processo com opções de automatização, automatizar tarefas pode otimizar o seu tempo ao longo do dia.

“Investir em plataformas focadas na gestão de trabalho pode transformar atividades repetitivas e mais demoradas em um processo ágil e simples. Um exemplo disso é o que faz o Qntrl, como software de orquestração do fluxo de trabalho que permite dar visibilidade do status de todas as tarefas ao resto do time e apoiar o bom uso do tempo da equipe”, exemplifica.

Contudo, Nardolillo ressalta que não basta apenas implementar uma plataforma, a integração precisa acontecer de forma correta. Além de permitir que o processo esteja em formato digital e disponível para o time, é importante que todos os envolvidos entendam o processo e seu passo a passo, e uma reunião pode auxiliar nessa mudança. “Tirar dúvidas, escutar os outros colaboradores, ajudá-los quando necessário, estabelecer prazos, manter as etapas atualizadas dentro do mapeamento e fazer um check-in de revisão, também melhorar a gestão de processos na empresa”, complementa.

Nardolillo conta que além do uso de tecnologias e softwares, algumas mudanças de hábitos também podem completar a tecnologia na otimização do tempo, como listar as tarefas principais e sua emergência, fazer uma de cada vez, para que elas sejam iniciadas e finalizadas, manter longe as distrações, usar lembretes automáticos e a agenda virtual para não se esquecer de compromissos e reuniões.

“É importante que façamos bom uso das ferramentas que estão disponíveis no mercado hoje em dia, para que elas nos auxiliem a gerir nossos processos, melhorando o fluxo de trabalho e até mesmo otimizando tempo, contudo, sem organização pessoal prévia, os resultados podem não ser o esperado, por isso, a diferença começa pelas mudanças de atitudes e pensamentos”, finaliza o Head.