Com o crescimento das vendas pela internet, o setor encontrou no transporte de carga a solução para rever o quadro de baixa procura dos passageiros no pós pandemia. Entenda:
A pandemia tornou-se um período de mudanças em muitos setores da economia tanto do Brasil como no mundo. Dois destes setores foram o da aviação e o da logística.
Ocorre que por conta da pandemia, muitos passageiros ainda estão receosos de viajar enquanto outros aguardam um quadro mais otimista da economia no Brasil. Por conta disso, os prejuízos são bilionários no segundo trimestre do ano.
A solução veio a partir do sistema Vtex io e-commerce. As compras pela internet por conta da mesma situação aumentaram consideravelmente e desta forma, para acelerar entregas, o setor enxergou na situação a solução para seus problemas.
Entendendo melhor
O primeiro encontrou no segmento de carga, o impulso que precisa para reverter os números negativos nas contas. Grandes companhias aéreas como a Azul e a Gol vivem estas mudanças.
O segundo, com a crescente demanda por aquisição de produtos pela internet, viu os principais e-commerces do país enfrentarem grandes dificuldades para cumprir os prazos de entrega.
Compra de cargueiros
Empresas aéreas como Azul e Gol adquiriram novos modelos cargueiros, acreditando que o segmento terá continuidade e impulso pela demanda do e-commerce.
O principal site de vendas parceiro da Gol será o Mercado Livre, que terá seis aeronaves à disposição para realizar as entregas. Os contratos foram firmados em abril e contemplam aeronaves do modelo Boeing 737-800 BCF.
Primeiros destinos
Os primeiros destinos da parceria serão Fortaleza (CE), São Luís (MA) e Teresina (PI), onde os prazos de entrega atualmente são de 4 dias. Com a parceria, as entregas passarão a ser feitas em até 24 horas.
Claro, leva-se em conta que os períodos podem ser mais curtos, caso os produtos armazenados já estejam em centros de distribuição de mercadorias do Mercado Livre.
Nestas circunstâncias, tão logo os consumidores compram os produtos, os mesmos saem do centro de Distribuição e são levados para galpões menores, que ficam localizados perto das áreas de entrega do destinatário.
Destas áreas, então, os produtos são direcionados e partem para chegar às mãos do comprador.
Estimativas
A Azul, por sua vez, opera 7 cargueiros sendo 2 Boeing 737 e 5 Embraer E-195. A Companhia atende a 310 lojas e promove entregas em até 48 horas para cerca de 2 mil cidades no Brasil.
O Mercado Livre estima que, com a parceria, 11% das entregas sejam feitas de forma aérea, assim que os aviões estiverem disponíveis para o serviço.
Hoje, a GolLog – setor de carga aérea da Gol, não trabalha com cargueiros e transporta encomendas somente nas partes inferiores das aeronaves, que são conhecidas como “barriga” dos aviões de passageiros.
Com a aquisição dos cargueiros, a capacidade de transporte de cargas da companhia sobe para 80%, proporcionando maior oferta e melhores condições de entrega para os consumidores.
Em abril de 2022, quando o primeiro contrato foi firmado, a Gol estimou que a receita incremental da parceria chegaria a R$ 100 milhões até o final do mesmo ano, e em R$ 1 bilhão até 2027.
O acordo estabelecido com o Mercado Livre prevê um tempo de 10 anos.
Bom para quem compra, ótimo para quem investe e melhor ainda em um período pós-pandemia para esquentar a economia do país e gerar empregos. É tudo que o mercado precisa para voltar a crescer.
Se depender da força das turbinas, a economia volta a subir a jato muito em breve.