Experiência visual em web apps via dispositivos móveis e desktops é coletada e analisada junto a resultados de Negócios e de Marketing
A Dynatrace, líder mundial em soluções de Gerenciamento de Performance Digital, anuncia a integração do Visually Complete em sua plataforma fomentada com Inteligência Artificial. O recurso irá detectar o quão rápido uma aplicação na web fornece conteúdo visual above the fold (localizado na parte da página visível sem efetuar a rolagem para baixo) para a tela de dispositivos do internauta. Com foco na indústria, a companhia integrará o monitoramento sintético e real, o que permitirá que as equipes correlacionem a performance real do Visually Complete do usuário com as métricas críticas de experiência, como as taxas de rejeição, erro e conversão.
A pressão nos departamentos de Negócios e de TI para definir benchmarks para a excelência na experiência do consumidor é sempre alta. No entanto, até agora tinha sido impossível ver e capturar a experiência visual de um internauta real – em vez disso, os negócios usavam várias métricas de velocidade para interpretar a experiência e estabelecer referências de performance.
“A Customer Experience (CX) é o verdadeiro diferencial atual, e o único modo de melhorar a experiência é com precisão, medidas contextuais e insights. Os dashborads do Visually Complete capturam as experiências visuais de clientes reais, como se você estivesse sentado ao lado deles. Os dados visuais conectam a performance aos resultados dos negócios e aceleram os ciclos de aprimoramento de desempenho, alinhando a TI a Negócios”, explica Marc Olesen, Vice-Presidente Sênior & Gerente Geral de Experiência Digital na Dynatrace.
Um dos primeiros a adotar a solução da Dynatrace é o banco KBC, sediado na Bélgica, que atesta que o Visually Complete traz pela primeira vez um quadro completo da experiência do usuário. “Nós estamos muito animados com essa capacidade de análise. Existem tantas partes se movendo para a experiência do consumidor, e os dados visuais para usuários reais eram a peça que faltava no quebra-cabeça. Agora estamos sentados no lugar do consumidor e podemos automaticamente ver como a experiência está impactando o nosso negócio. O recurso é muito poderoso, totalmente automatizado e nos ajuda a alinhar TI, Marketing, lideranças de negócios e nossos clientes pela primeira vez”, explica Thomas Rotté, Diretor de Performance do KBC.
“Você não pode considerar os diferentes locais, dispositivos, sistemas operacionais e tipos de navegador usados pelos consumidores sem esse monitoramento real do usuário. Quando se trata de velocidade e tempo de carregamento de página muitos perguntam o que deve ser verificado. Primeiro byte, tempo de resposta completo ou DOM (Document Object Model) interativo? Qual a medida mais relevante para a experiência do usuário individual? Nosso objetivo era eliminar essas questões existentes. Agora, os departamentos de TI e de Negócios têm cada pedaço dos dados de experiência que precisam em um lugar e analisados em qualquer contexto que eles precisem”, explica Klaus Enzenhofer, Estrategista Sênior de Tecnologia para o Dynatrace Labs na Áustria.
Analisando profundamente o valor do Visually Complete do ponto de vista de desenvolvimento de uma aplicação, Enzenhofer diz: “Sem uma representação visual da experiência do usuário real, é fácil ter uma discrepância entre o que o consumidor vê como positivo e o que o desenvolvedor acredita ser bom. Por exemplo, no caso dos sites tradicionais de HTML, as métricas de velocidade podem dizer que a página carregou devagar, quando, de uma perspectiva visual, houve conteúdo suficiente para que o usuário pudesse ser capaz de se engajar e interagir. Essa era uma falha técnica nos dados que nós tivemos que corrigir para os nossos clientes e o retorno deles tem sido brilhante.”
O Visually Complete será integrado à plataforma Dynatrace em Abril e apresentado no evento global Dynatrace Perform 2017, em Las Vegas, que acontece de 6 a 9 de fevereiro.