Diferenciais para conseguir trabalhar nos maiores hospitais do país

Diferenciais para conseguir trabalhar nos maiores hospitais do país

Trabalhar em um dos maiores e melhores hospitais do país pode fazer toda a diferença tanto na sua formação acadêmica quanto no desenvolvimento da sua experiência prática na área médica

Já imaginou trabalhar em uma das instituições de saúde mais reconhecidas do país? Sem dúvidas essa seria uma oportunidade única para aprimorar suas experiências profissionais e habilidades interpessoais.

Porém, como fazer para conseguir realizar uma residência médica na USP, já que tantas pessoas também desejam isso? Trabalhar alguns diferenciais pode ajudar a aumentar as chances! 

Confira algumas dicas práticas que podem ser aplicadas para trabalhar nos maiores e melhores hospitais do país. Aproveite!

Qualificação acadêmica e especializações relevantes

Obter certificações reconhecidas nacional ou internacionalmente, participar de congressos, simpósios e seminários e, ainda, fazer especializações para aprimorar suas habilidades e seus conhecimentos são algumas das melhores escolhas para fortalecer sua formação acadêmica.

Experiência profissional

Outro passo importante para conquistar melhores oportunidades em hospitais mais reconhecidos é aprimorar sua experiência profissional. Para isso, é importante:

  • concluir estágios em instituições reconhecidas;
  • participar de trabalhos voluntários, como campanhas de vacinação e programas de saúde comunitária;
  • trabalhar em diferentes setores da saúde, como emergência, cuidados primários e unidades de terapia intensiva.

Habilidades técnicas e tecnológicas

Uma atividade necessária para ajudar você a ir mais longe é buscar as tendências de tecnologias e equipamentos técnicos relacionados à área da saúde. Para isso, é indicado:

  • conhecer as tecnologias médicas que estão surgindo no Brasil e no mundo;
  • entender o funcionamento de sistemas de gestão e prontuário eletrônico;
  • fazer cursos de atualização em tecnologias da informação;
  • garantir certificações em ferramentas e softwares utilizados nos hospitais.

Habilidades interpessoais

Um ponto importante que pode fazer toda a diferença para além do seu currículo é melhorar suas habilidades interpessoais. Alguns conselhos que você pode seguir para isso são:

  • treinar a comunicação empática;
  • praticar a escuta ativa;
  • aprender a colaborar com trabalhos em equipe;
  • experimentar técnicas de mediação e resolução de conflitos.

Fluência em idiomas estrangeiros

Uma competência que pode destacar o seu perfil profissional é o saber de outras línguas. Então, é importante investir no aprendizado de outros idiomas, como inglês, espanhol e francês, para atender uma maior diversidade de pacientes e colaborar em projetos internacionais também. 

Outro benefício de aprender idiomas estrangeiros é ampliar a oportunidade de participar de vários cursos, congressos e outras imersões culturais.

Participação em redes e associações de saúde

Ser membro de associações profissionais, participar de grupos de discussão na área de saúde, comparecer a eventos e fazer networking com outros contatos do setor médico e, ainda, publicar artigos e pesquisas em revistas científicas são algumas outras formas de se destacar no mercado.

Compromisso com a ética e a excelência

É necessário conhecer os códigos de ética e de conduta profissional, que são estabelecidos por órgãos reguladores da área da saúde, a fim de manter um compromisso contínuo com a transparência e a responsabilidade em todos os seus trabalhos.

Flexibilidade a mudanças e imprevistos

Você também precisa estar aberto a vivenciar novas experiências e a lidar com imprevistos. Isso porque, na área da saúde, é preciso se adaptar de forma rápida e segura a mudanças políticas, tecnológicas e médicas, com flexibilidade de horário sempre que necessário para oferecer o melhor aos pacientes.

São muitas as práticas e habilidades que você pode adotar para obter diferenciais potentes, aprimorar suas competências técnicas e interpessoais e, com isso, trabalhar nos melhores hospitais brasileiros. 

Lembre-se: o seu foco não deve ser apenas no currículo, mas nas pessoas. Afinal, você vai atender pacientes que precisam de escuta ativa, cuidado, comprometimento, responsabilidade e atenção.