Dicas para engajar colaboradores com causas sociais

Dicas para engajar colaboradores com causas sociais

Saiba como a tecnologia pode ajudar a mobilizar as pessoas e aumentar ainda mais o engajamento com o emprego

O compromisso das marcas com a agenda ESG é algo que ultrapassa limites hierárquicos e faz com que todos os colaboradores causem impactos positivos com o voluntariado. Além disso, o voluntariado corporativo desenvolve habilidades pessoais e profissionais e é um fator de atração de talentos. A pesquisa “Além do Bem – um estudo sobre voluntariado e engajamento”, mostra que colaboradores que fazem parte de programas de voluntariado são cerca de 16% mais engajados. 

Para ajudar as empresas que buscam aprofundar o compromisso com a ESG, a Doare, socialtech especializada em doações online, mostra como o meio digital tem soluções que podem ser incorporadas a programas de voluntariado. Confira a seguir:

  1. Micro voluntariado

O micro voluntariado é uma tendência crescente em todo o mundo. Podemos entendê-lo como atividades voluntárias simples, sem comprometimento a longo prazo e que demandam menos de 30 minutos para serem cumpridas. Como exemplos, o empreendedor cita a assinatura em uma petição online ou o compartilhamento de uma campanha nas redes sociais.

Não é raro que o micro voluntariado seja confundido com o voluntariado digital, mas ações voluntárias simples também podem acontecer offline: fazer um bolo para uma venda de caridade, participar de um flashmob ou denunciar uma situação de injustiça social também podem ser entendidos sob essa perspectiva. 

Se a organização contar com um portal de voluntariado, pode criar dentro dele uma seção com atividades de micro voluntariado para que as pessoas as executem até mesmo dentro do horário de expediente. Ao final do mês, é interessante mensurar o impacto das ações, para que seus colaboradores vejam que estão fazendo a diferença mesmo com poucos minutos de dedicação por dia ou por semana. 

  1. Voluntariado Digital

Mais robusto do que o micro voluntariado, o voluntariado digital é um ótimo meio para engajar colaboradores, pois nele as habilidades pessoais e os interesses de cada funcionário são conectados a causas sociais e todo o trabalho é feito a distância, bastando um computador e uma conexão à internet.

Alguns exemplos de voluntariado digital, são: criação de sites e aplicativos, criação de conteúdo digital para redes sociais e sites, tradução de conteúdos e até mesmo organização de campanhas de captação de recursos online. 

Sobre a Doare

A Doare é uma socialtech especializada em doações online que oferece soluções de captação de recursos para organizações filantrópicas. Fundada em 2012 por Ruy Fortini, a empresa já arrecadou mais de R$ 100 milhões em doações e hoje conta com 4.500 organizações cadastradas em sua plataforma. Até o momento, a startup recebeu mais de R$ 800 mil em investimento da Rio Ventures, Darwin Starter, WOW e o programa Startup Brasil.